O PDS 17/2018, relatado por Pedro Chaves (PRB-MS), que trata do acordo firmado entre Brasil e o Paraguai para viabilização de uma ponte que ligue os municípios de Porto Murtinho e Carmelo Peralta obteve aprovação da CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) do Senado.
A matéria é considerada como intervenção decisiva para a rota bioceânica. O investimento previsto na obra sobre o Rio Paraguai é de R$ 270 milhões, com entrega prevista para 2021.
O projeto será custeado em partes iguais pelos governos do Brasil e do Paraguai, conforme a deliberação feita na CRE do Senado Federal. Depois da aprovação na tarde da última quinta-feira (22), a matéria segue agora para apreciação do plenário da Casa de Leis.
Para a região Centro-Oeste a ligação com o Oceano Pacífico permitirá a exportação dos commodities agrícolas e produtos industrializados pelo Oceano Pacífico, via porto do Chile nas cidades de Iquique e Antofagasta. Quanto a Mato Grosso do Sul, fora esse impacto econômico, existe ainda perspectiva de avanços ao turismo local.
"Abreviaremos com essa ponte o caminho para a exportação dos nossos produtos, o que influencia no custo do que se vende ao comércio internacional, e tornará o Mato Grosso do Sul mais competitivo. Além da obra, o Paraguai também se comprometeu a recuperar a malha viária no trecho que integra esse trânsito da rota bioceânica, com pavimentação de 700 quilômetros de rodovias. É a América do Sul se organizando para fortalecer o nosso bloco econômico, cenário que em um futuro breve será convertido em mais oportunidades de emprego e renda ao cidadão", pontua o relator do decreto avaliado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira







