Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Política

Congresso mantém veto a propaganda partidária na TV e no rádio

A propaganda partidária na TV e no rádio foi extinta em 2017

04 dezembro 2019 - 09h51Priscilla Porangaba, com informações da Agência Brasil

O Congresso Nacional manteve, na noite de hoje (3), o veto presidencial à recriação da propaganda partidária semestral na televisão e no rádio.

A votação ocorreu em sessão conjunta da Câmara e do Senado. O veto chegou a ser derrubado pelos deputados, mas foi mantido no Senado, por uma margem estreita.

Para ser derrubado, um veto precisa ter maioria absoluta em ambas as Casas , 41 votos no Senado e 257 votos na Câmara. Entre os deputados, foram 277 votos pela derrubada do veto, mas no Senado foram apenas 39, mantendo assim o veto presidencial.

A propaganda partidária na TV e no rádio foi extinta em 2017. Eram propagandas veiculadas semestralmente pelos partidos, fora do período eleitoral. De acordo com parlamentares favoráveis ao veto, a medida custaria R$ 460 milhões por ano aos cofres públicos.

Partidos como o Novo, autor do destaque, Podemos e Rede se posicionaram a favor do veto. Já os partidos maiores, muitos do chamado “centrão”, foram derrotados.

O destaque seguinte propunha a manutenção do veto sobre o uso do fundo eleitoral para pagamento de multas eleitorais. Além disso, o destaque, apresentado pela Rede, também defendia a manutenção de outro veto presidencial – o que impedia mudanças nas condições de inelegibilidade, no contexto da Lei da Ficha Limpa.

Vários partidos então – como PT, PL, PSD, Republicanos, PSDB, PSB, PDT, DEM, Solidariedade e PCdoB – obstruíram a votação, obrigando o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, a encerrar a sessão.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul   Veja mais no site da ALEMS: https://www.al.ms.gov.br/Noticias/144267/alems-publica-edital-de-concurso-com-remuneracao-inicial-de-ate-r-8-mil
Política
Projeto cria cadastro positivo e benefícios para quem paga impostos em dia
Foto: Izaias Medeiros
Política
Câmara discute projetos sobre violência contra profissionais da saúde
Wagner Moura em 'O Agente Secreto'
Política
Enorme orgulho, diz Lula sobre indicações do Brasil ao Oscar
Caracol e Guia Lopes recebem serviços da Justiça Eleitoral nesta semana
Política
Caracol e Guia Lopes recebem serviços da Justiça Eleitoral nesta semana
Advogado Vinicius Monteiro Paiva esteve no estúdio do JD1 e falou sobre a política
Política
Especialista explica regras da pré-campanha e limites para candidatos
Deputada federal Érika Hilton
Política
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton
Bolsonaro segue internado
Política
Bolsonaro tem piora da função renal e aumento de inflamação
Segundo Paes, a introdução do medicamento na rede pública de saúde da cidade do Rio ocorrerá a partir de terça-feira (17)
Política
Lula defende supervisão médica para uso de Ozempic: 'não é um prêmio'
Pela segunda vez em oito meses, Israel e EUA lançam uma agressão contra o Irã
Política
Brasil, Colômbia e México pedem cessar-fogo no Oriente Médio
Deputado e correligionários - Foto: Sarah Chaves
Política
Paulo Duarte quer encontro com a direção nacional do PSB antes de sair do partido

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS