O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta quinta-feira (23) que vai pedir a prisão temporária de testemunhas que não marcarem data para depor até o próximo final de semana. Segundo ele, parte dos convocados já foi oficialmente notificada, mas ainda não confirmou comparecimento.
Entre os nomes citados pelo senador estão Mauro Palombo Concílio, contador de empresas investigadas; Vinicius Ramos da Cruz, cunhado do presidente da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais); Silas da Costa Vaz, ligado à mesma entidade; Cecília Rodrigues Mota, ex-presidente da Aapen (Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional); e Danilo Berndt Trento, empresário suspeito de participação no esquema.
“Se o contato não for feito até este final de semana, na próxima semana colocarei em votação um requerimento de prisão temporária junto à Justiça Federal”, declarou Viana durante a reunião.
O senador destacou ainda que outros convocados também não responderam às tentativas de contato. Segundo ele, a convocação obriga o comparecimento, e o descumprimento poderá resultar em medidas judiciais.
A CPMI investiga um esquema de fraudes bilionárias em descontos irregulares nas aposentadorias de idosos. O golpe consistia na falsificação de autorizações para associar beneficiários a sindicatos e entidades, que então descontavam mensalidades automaticamente por meio de convênios com o INSS.
A Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), revelou indícios de desvio de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel


Presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Andressa Anholete/Agência Senado )



