Os cursos de nível médio e técnico da área de saúde estão proibidos na modalidade ensino a distância com carga horária exclusivamente a distância. Essa determinação foi estabelecida101 por meio da sanção da lei 5.242 do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A lei é de autoria do deputado estadual Dr. Paulo Siufi (MDB).
A nova norma foi publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (1º). O Conselho Estadual de Educação é responsável por fiscalizar os órgãos que representam os profissionais atingidos pela lei e demais instituições incumbidas no cumprimento da regra, sem prejuízo de atuação do Ministério Público Estadual.
O Poder Executivo deverá regulamentar a lei, que será aplicada enquanto não houver legislação federal que trate sobre o tema de forma específica.
De acordo com o deputado estadual Dr. Paulo Siufi, cursos profissionalizantes da área da saúde são deficientes em relação a qualidade de ensino, devido a falta de experiências e conhecimentos presenciais. "É preciso que as aulas sejam ministradas pelo professor presencialmente para passar experiências de cada ação da área, por exemplo, como é feita a manobra fisioterápica, de que forma abordar um paciente, referente a área da psicologia, quais são as perguntas melhores de se fazer", afirma.
O deputado informou ainda ao JD1 Notícias que a iniciativa para criação do projeto de lei originou-se de solicitações de 14 Conselhos Federais de Medicina que apoiam a aprendizagem presencial. "As disciplinas não se compõem somente a parte teórica, é fundamental a complementação prática.Quem sofre é a população, pois é necessário aos profissionais o senso de atendimento, posicionamento e postura para receber os pacientes, "finaliza.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


O deputado estadual Dr. Paulo Siufi é o autor da nova lei (Assembleia Legislativa)



