Na Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira (24), os deputados estaduais aprovaram as 17 matérias pautadas. Um dos destaques é o Projeto de Lei 234 de 2023 do Poder Executivo, que autoriza a implantação do Balcão Único MS Agiliza na Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), aprovado em segunda discussão.
O projeto fomentará o empreendedorismo e a redução no tempo da abertura de empresas, concentrando os dados necessários para a formalização em apenas um portal. Os dados serão coletados por meio do Sistema Integrador Estadual e enviados aos demais órgãos que atuam no processo de registro e funcionamento de uma empresa.
O procedimento será implementado, inicialmente, para a abertura de empresas individuais e sociedades limitadas que executem atividades empresariais consideradas de baixo risco. A Jucems, coordenadora e executora do Balcão Único MS Agiliza, deliberará quanto à ampliação dos tipos de pessoas jurídicas que poderão utilizar o sistema.
Segunda discussão
Do Poder Executivo, o Projeto de Lei 174 de 2023 estabelece a obrigatoriedade de implantação do Programa de Integridade às Pessoas Jurídicas de direito privado que celebrarem contratos de obras, de serviços e de fornecimento com a Administração Direta, as autarquias e as fundações do Poder Executivo Estadual, inclusive nas contratações decorrentes de dispensa ou inexigibilidade de licitação, com prazo contratual de, no mínimo, seis meses e valor global igual ou superior a 10%.
Redação final
Projeto de Lei 112 de 2023, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a Feira de Exposição Japorã Agrishow-Festa da Agricultura Familiar, realizada, anualmente, na semana em que ocorrer o aniversário do município (30 de abril)
Discussão única
Foram aprovados 13 Projetos de Resolução que concedem Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e Comenda do Mérito Legislativo. Abaixo as personalidades que receberão as honrarias.
60 de 2023, da deputada Lia Nogueira (PSDB) – Saulo Soares Filho;
61 de 2023, do deputado Coronel David (PL) – José Natan de Paula Dias;
62 de 2023, do deputado Antonio Vaz (Republicanos) – Ramsés Jose Ferreira;
63 de 2023, do deputado Antonio Vaz – Letícia Claro Heisler;
64 de 2023, do deputado Pedro Kemp (PT) – Padre Agenor Martins da Silva;
65 de 2023, do deputado Pedro Kemp – Nelson Ávila Gordin;
66 de 2023, do deputado Pedro Kemp – Emmanuel Marinho do Nascimento Filho;
67 de 2023, do deputado Pedro Kemp – Luiza Ribeiro Gonçalves;
68 de 2023, do deputado Pedrossian Neto (PSD) – Juan Pablo Correa Gossweiler;
69 de 2023, do deputado Lidio Lopes (Patriota) – Aristeu Pereira Nantes;
70 de 2023, do deputado Lidio Lopes – Aguinaldo dos Santos;
71 de 2023, do deputado Lidio Lopes – Rogerio de Souza Torquetti;
72 de 2023, do deputado Lidio Lopes – Jean Sérgio Clavisso Fogaça
73 de 2023, do deputado Paulo Corrêa (PSDB) – Lauri Franscisco Paulo.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Na sessão ordinária desta terça-feira, os deputados votaram e aprovaram os 17 projetos pautados na Ordem do Dia (Foto: Luciana Nassar)



