O Senado Federal aprovou, na última semana, a indicação da desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Jaceguara Dantas da Silva, para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A vaga destinada a desembargadores de Tribunal de Justiça foi proposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e o ofício de indicação (OFS 11/2025) foi relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Durante a análise, a senadora destacou a “sólida e diversificada trajetória no Poder Judiciário” da indicada, ressaltando sua profunda compreensão das realidades jurídicas e sociais.
Antes de ser aprovada pelo Plenário, Jaceguara passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde sua indicação recebeu 53 votos favoráveis e seis contrários.
Jaceguara Dantas da Silva é formada em Direito, com mestrado e doutorado na área. Sua carreira começou no Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em 1992, atuando como promotora.
Em 2015, foi promovida a procuradora de justiça, cargo que ocupou até 2022. Durante esse período, também foi diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público de MS e membro do Conselho Superior do Ministério Público. No mesmo ano, foi nomeada desembargadora do TJMS.
Em suas redes sociais, a desembargadora celebrou a aprovação e compartilhou sua gratidão.
“Com muita honra e responsabilidade recebo a aprovação do Senado Federal para integrar o Conselho Nacional de Justiça, após a indicação realizada pelo Supremo Tribunal Federal, a vaga destinada a desembargadores de Tribunal de Justiça.
Expresso minha sincera gratidão às senhoras e senhores Senadores que confiaram em meu trabalho, em especial à relatora do meu processo, Senadora Tereza Cristina, cuja liderança ultrapassou os limites de MS e alcançou dimensão nacional.
Este é um passo significativo na minha trajetória, que assumo com firme compromisso com a Justiça, com a defesa de direitos e com o fortalecimento das instituições.
A educação transforma vidas!
Agradeço aos meus pais, Gonçalo Elias da Silva (in memoriam) e Leonir Dantas da Silva – ele, Sargento do Exército; ela, uma dona de casa – por todo o esforço para me proporcionar estudo. A vocês dedico esta conquista!
Agradeço também a todas e todos que têm caminhado comigo. Sigo firme, com dedicação e propósito.”
Agora, o Senado encaminha a autorização para sanção à Presidência da República. A data de posse ainda será definida.
Jaceguara Dantas da Silva deverá compor o Conselho Nacional de Justiça como conselheira, no biênio 2026-2028.
O Conselho Nacional de Justiça é uma instituição voltada ao aprimoramento do sistema judiciário nacional, com atuação concentrada no controle, na transparência administrativa e processual, em consonância com sua missão institucional.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel


Desembargadora durante sabatina - (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado )



