Menu
Menu
Busca terça, 17 de junho de 2025
Política

Dia do Consumidor: Lei de Coronel David proíbe multa por fidelidade de serviços em MS

Em vigor desde 2020, a norma garante mais liberdade aos consumidores, permitindo o cancelamento de contratos

15 março 2025 - 09h51Da Redação

O Dia do Consumidor é celebrado hoje, 15 de março, diante disso, o deputado estadual Coronel David (PL) reforça a importância da Lei nº 5.597, de sua autoria, que proíbe a fidelização em contratos de serviços como TV por assinatura, internet, academias e telefonia em Mato Grosso do Sul. Em vigor desde 2020, a norma garante mais liberdade aos consumidores, permitindo o cancelamento dos contratos de prestação de serviços, sem a necessidade de pagar a multa por quebra de fidelidade.

Antes da lei, muitas empresas impunham contratos de fidelidade que dificultavam o encerramento do serviço, aplicando penalidades financeiras ao consumidor. Com a proibição da cobrança da multa por quebra de fidelidade, os clientes têm o direito de mudar de prestadora sem amarras contratuais, fortalecendo a concorrência e a qualidade dos serviços.

“A fidelização forçada era uma armadilha que prejudicava os consumidores, impedindo que buscassem melhores opções no mercado. Com essa lei, garantimos mais transparência e liberdade para a população de Mato Grosso do Sul”, afirma o deputado.

O deputado alerta ainda que as prestadoras de serviços, ao tentarem aplicar a multa por quebra de fidelidade e ao serem confrontadas pelo consumidor quanto à existência da lei, tentam enganar os consumidores dizendo que a lei nº 5.597 não está mais em vigor ou que a lei não vale para aquela determinada empresa.

Por isso, o parlamentar enfatiza a necessidade de fiscalização e denúncia por parte dos consumidores lesados por cláusulas de fidelização abusivas. “Os clientes devem estar atentos aos seus direitos. Se a lei for descumprida, o Procon deve ser acionado para que o órgão, que existe para a defesa do consumidor, possa adotar as medidas cabíveis”, alerta Coronel David.

Veja o vídeo:

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agência do Detran, em Campo Grande
Política
Projeto de Lei que extingue vistoria veicular obrigatória preocupa especialistas
Evento de construção civil ocorreu em Curitiba, no Paraná
Política
Governador de Santa Catarina faz piada com separatismo: "O Sul é nosso país"
Deputado federal Dagoberto Nogueira
Política
Emenda federal de R$ 500 mil é enviada para suprir recursos em Campo Grande
Lula durante evento O Brasil Dando a Volta Por Cima
Política
Lula vai ao Canadá para o G7, que tratará da segurança energética
Desembargador Carlos Eduardo Contar
Política
Pela 1ª vez, Coptrel tem presidência de sul-mato-grossense
Imagem mostra o momento em que os mísseis do Irã atingem a capital de Israel, Tel Aviv
Internacional
Senado articula envio de avião da FAB para repatriar brasileiros em Israel; três são de MS
Carla Zambelli (PL)
Política
PF localiza Carla Zambelli na Itália e aguarda decisão sobre extradição
Israel atacou o Irã na quinta-feira
Política
Brasil estuda medidas para romper relações militares com Israel
Lula durante evento O Brasil Dando a Volta Por Cima
Política
Lula pede ao STF suspensão de ações judiciais sobre descontos indevidos em benefícios do INSS
Campo Grande sedia fórum nacional sobre futuro do Brasil
Política
Campo Grande sedia fórum nacional sobre futuro do Brasil

Mais Lidas

JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Polícia
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Polícia
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Viatura Polícia Militar
Polícia
AGORA: Homem morre ao trocar tiros com a Força Tática da PM em Campo Grande
Foto: Freepik
Polícia
Irmãos são assassinados e pai amarra suspeito a base de pauladas