Menu
Menu
Busca sexta, 05 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Política

Dia Internacional da Mulher: Adriane Lopes é homenageada na Câmara Municipal

"No topo há espaço para todas, basta que a gente se declare para chegar lá", disse prefeita da Capital

08 março 2024 - 15h39Brenda Leitte, com Prefeitura

“No topo há espaço para todas, basta que a gente se declare para chegar lá”, disse a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), durante o discurso na Sessão Solene da Câmara em Comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, na manhã desta sexta-feira (08). A progressista declarou que o respeito as mulheres deve andar junto no âmbito político, mesmo que os protagonistas estejam em partidos opostos.

“Estamos abrindo caminho para que outras mulheres amanhã também possam ocupar esse espaço e conquistá-lo. Não é fácil, mas eu digo para os homens que não viemos para a disputa com vocês. Viemos ombrear e mostrar que mulher também pode fazer gestão e estar na política. Respeito e dignidade, que é tudo que nós queremos e almejamos”, reforçou ela.

Adriane Lopes foi uma das 50 personalidades homenageadas com a Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad”, instituída pela Resolução nº 1.301/19 pela Câmara Municipal.  Ex-deputada estadual e ex-conselheira do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), Celina Martins Jallad era filha do ex-governador do estado, Wilson Barbosa Martins, e de Nelly Martins.

A prefeita enfatizou aos presentes, que mesmo estando no Progressistas, partido diferente de mulheres como a vereadora Luiza Ribeiro e a deputada Camila Jara do PT, o respeito pelo direito delas estarem exercendo as funções para as quais foram eleitas é fundamental. 

Adriane Lopes é a primeira gestora de Campo Grande a ser eleita pelo voto, e promove o ineditismo no Executivo, com equidade e percentual de 40% dos cargos de comandos em secretarias exercidos por mulheres e por melhorias na administração em um mandato iniciado há 20 meses.

“Quero dizer a todas que queremos ser mulheres poderosas, que conquistam, vão à luta e não desistem na primeira dificuldade. Nós não queremos um poder emprestado, momentâneo. ‘Empoderar’ alguém é como emprestar algo por um tempo, dar um poder temporário e depois de certo tempo você tirar. O ‘empoderar’ é emprestar algo. E nós queremos ser poderosas, que não recuam e exercemos nossos direitos de fato. Sou a primeira mulher em 124 anos de Campo Grande a ocupar esse cargo de fato e de direito”.

Na história da cidade, em 1983, a presidente da Câmara, vereadora Nelly Bacha, esteve no Executivo por dois meses até a entrada de Lúdio Coelho e seu retorno à Casa de Leis.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto que Flavio publicou durante anuncio
Política
Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026
Deputado estadual, Beto Pereira
Política
PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência
Nicolas Maduro
Internacional
Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA
Entre os principais pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões
Política
LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação
Renan Contar, Tereza Cristina, Rodolfo Nogueira, Marcos Pollon, Luiz Ovando
Política
Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares
Foto:
Educação
Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
Política
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos
Política
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

Mais Lidas

Arquivo Pessoal
Geral
Adolescente desaparecida é encontrada em Campo Grande
Eles afirmam que a ausência do convite impactou emocionalmente o menino
Cidade
Criança autista de 6 anos não foi convidada para formatura em EMEI nas Moreninhas
Câmera flagrou um dos assaltos -
Polícia
VÍDEO: ROMU apreende adolescente após assaltos violentos em Campo Grande
Picape capotou após colisão
Trânsito
Motorista de picape morre em acidente entre Amambai e Ponta Porã