Está na pauta do Plenário do Senado Federal nesta terça-feira (4) o Projeto de Lei (PL) 2.621/2023, que propõe incluir entre os serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuição gratuita do cordão de girassol. O acessório é utilizado internacionalmente para identificar pessoas com deficiências não visíveis.
O texto altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência e já passou recentemente pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), obtendo parecer favorável à tramitação. Agora, o projeto está na ordem do dia para apreciação dos senadores.
A medida tem como objetivo facilitar o reconhecimento de pessoas com deficiência oculta em locais públicos e serviços, promovendo maior inclusão e acessibilidade.
Sobre o cordão de girassol - O cordão, com desenhos de girassóis, é um acessório destinado a identificar pessoas com deficiências ocultas. Seu uso é voluntário, e a ideia é que, ao ser conhecido pela população, ele permita que essas pessoas recebam atendimento mais paciente, respeitoso e adequado às suas necessidades em espaços públicos e privados.
O uso do cordão foi oficialmente adotado pela legislação brasileira por meio da Lei nº 14.624, de 17 de julho de 2023, que acrescentou o art. 2º-A ao Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Custos e operacionalização - Segundo pareceres do projeto, a medida apresenta baixo impacto orçamentário e contribui para o bem-estar social e psicológico das pessoas com deficiência oculta. O fornecimento do cordão poderá ser feito de forma simples nas unidades básicas ou especializadas de saúde, além de campanhas educativas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Cordão de Girassol - (Foto: Agência Senado)



