Para estimular a fiscalização popular nas eleições e facilitar a participação dos cidadãos no combate a ilícitos e crimes eleitorais, o Ministério Público Federal (MPF) disponibiliza para download o SAC MPF, um aplicativo gratuito que possibilita o envio de denúncias em tempo real, com anexos e imagens, solicitações de informações e acompanhamento virtual de processos.
Disponível para smartphones com sistemas iOS e Android, o aplicativo concentrará as representações feitas pelo celular nas Eleições 2016. A determinação é da Procuradoria-Geral Eleitoral, que publicou portaria para regulamentar o recebimento de denúncias nas eleições municipais deste ano.
Além da utilização do aplicativo, nestas eleições os cidadãos também poderão denunciar ao Ministério Público presencialmente, na Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul (Avenida Afonso Pena, nº4444 - Campo Grande/MS) e Promotorias Eleitorais nos municípios (confira a lista aqui), e virtualmente pelo endereço www.cidadao.mpf.mp.br.
SAC MPF
O SAC MPF é uma extensão virtual das Salas de Atendimento ao Cidadão. Todas denúncias recebidas pelo aplicativo são automaticamente protocoladas, de forma individual e ordenada. O denunciante pode anexar documentos, fotos, áudios e vídeos (de até 12 MB) relacionados à representação e até mesmo indicar o local do fato ilícito pelo serviço de geolocalização.
A expectativa do Ministério Público com o aplicativo é a de dar celeridade à apuração das denúncias e à instauração de procedimentos, além de facilitar o encaminhamento das demandas às promotorias eleitorais competentes.
O SAC MPF pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e na Google Play Store.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador

"Cenário é indefinido", Paulo Duarte critica incertezas e avalia saída do PSB








