Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Política

Governo Federal estuda redução do Imposto de Renda

Onyx Lorenzoni diz que proposta é equilibrar alíquotas

05 janeiro 2019 - 09h38Da Redação com Agência Brasil    atualizado em 05/01/2019 às 09h40

O governo federal estuda a possibilidade de redução do Imposto de Renda (IR), mas não há prazo para o anúncio da medida. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a redução do IR será precedida de um equilíbrio fiscal no Brasil.

“Depois de feito o equilíbrio fiscal no Brasil, vamos trabalhar [para reduzir o IR]. Só não sei prever quando, e cabe ao professor Paulo Guedes fazer essas definições”, disse o ministro, na tarde de sexta-feira (4), no Palácio do Planalto.

Onyx acrescentou que algo precisa ser feito para dar um “tratamento mais equilibrado”, uma vez que a chamada “pejotização” (prática do empregador em contratar um funcionário como pessoa jurídica) faz com que muitos trabalhadores paguem alíquotas de Imposto de Renda menores em comparação com aqueles que recebem como pessoa física.

“Quantas atividades não fogem para a pejotização, que é transformar uma pessoa física em uma pessoa jurídica? A pessoa jurídica paga 15%, e uma pessoa física com um salário significativo paga 27,5%”, disse. “Trabalhamos com o conceito de dar um tratamento mais equilibrado para a sociedade brasileira.”

Reforma da Previdência

O ministro também disse que em duas semanas será apresentado ao presidente “caminhos” possíveis para a reforma da Previdência.

Onyx reforçou a intenção do governo de fazer uma mudança da idade mínima “lenta e gradual”. “Vai ser feita uma transição lenta e gradual preservando o direito das pessoas, tendo um olhar humano para a reforma, fazendo as coisas gradualmente”.

Integrantes do governo e Bolsonaro já deram declarações no sentido de aproveitar o texto criado pela equipe do governo anterior, mas a equipe econômica está formatando a reforma que será levada adiante.

O presidente manifestou a intenção de mudar a idade mínima para 57 anos, no caso de mulheres, e 62 anos, no caso de homens, com aumento gradativo, mas a proposta não foi fechada.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul   Veja mais no site da ALEMS: https://www.al.ms.gov.br/Noticias/144267/alems-publica-edital-de-concurso-com-remuneracao-inicial-de-ate-r-8-mil
Política
Projeto cria cadastro positivo e benefícios para quem paga impostos em dia
Foto: Izaias Medeiros
Política
Câmara discute projetos sobre violência contra profissionais da saúde
Wagner Moura em 'O Agente Secreto'
Política
Enorme orgulho, diz Lula sobre indicações do Brasil ao Oscar
Caracol e Guia Lopes recebem serviços da Justiça Eleitoral nesta semana
Política
Caracol e Guia Lopes recebem serviços da Justiça Eleitoral nesta semana
Advogado Vinicius Monteiro Paiva esteve no estúdio do JD1 e falou sobre a política
Política
Especialista explica regras da pré-campanha e limites para candidatos
Deputada federal Érika Hilton
Política
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton
Bolsonaro segue internado
Política
Bolsonaro tem piora da função renal e aumento de inflamação
Segundo Paes, a introdução do medicamento na rede pública de saúde da cidade do Rio ocorrerá a partir de terça-feira (17)
Política
Lula defende supervisão médica para uso de Ozempic: 'não é um prêmio'
Pela segunda vez em oito meses, Israel e EUA lançam uma agressão contra o Irã
Política
Brasil, Colômbia e México pedem cessar-fogo no Oriente Médio
Deputado e correligionários - Foto: Sarah Chaves
Política
Paulo Duarte quer encontro com a direção nacional do PSB antes de sair do partido

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS