Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Política

Licitação de obra vai garantir concretização da Rota Bioceânica

Reinado Azambuja participou de reunião no Palacio de los López, sede do governo paraguaio

09 julho 2019 - 14h09Rauster Campitelli, com informações da assessoria

A ponte entre Carmello Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul - essencial para a concretização da rota de integração da América Latina rumo aos portos do Pacífico -, está mais próxima de ter a construção iniciada. A licitação do projeto executivo para a edificação da obra será assinada no dia 20 de julho. Durante reunião no Palacio de los López, sede do governo paraguaio, o governador Reinaldo Azambuja recebeu o convite do presidente, Mario Abdo Benítez, para participar do evento.

“Vai ser a abertura do acesso ao Pacífico. É o sonho que vai se tornar realidade. Quando se transformar em realidade vamos ter muito mais competitividade, mais condições neste mercado global, de competição de produtos, tanto produzidos no Brasil quanto no Paraguai”, afirmou Reinaldo Azambuja.

A intenção dos governantes é acelerar a construção da ponte, essencial para a concretização da rota. Ela terá 680 metros de comprimento e é avaliada em US$ 75 milhões. O governador sul-mato-grossense disse que irá convidar o presidente Jair Bolsonaro para participar da assinatura em Carmello Peralta, com a presença da diretoria da Itaipu. A nova rota irá encurtar a distância e reduzir tempo e custo do transporte de cargas para países asiáticos.

O secretário Jaime Verruck (Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) explicou que a empresa licitada também terá a função de fiscalizar a construção. “A mesma empresa, além de fazer o projeto, irá fiscalizar a obra. Então, é um momento importante, onde se dá o primeiro start de contratação e de um edital internacional para a contratação de um projeto. É o primeiro grande ato visando concretizar a obra”.

Outra ponte será construída sobre o rio Apa, na fronteira entre os dois países. Durante o encontro, Reinaldo Azambuja e Mario Abdo Benítez também discutiram temas para o fortalecimento das relações entre Mato Grosso do Sul e Paraguai em matéria de integração econômica e institucional, como a criação de um parque tecnológico entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (PY) e a instalação de aduanas em Ponta Porã e Mundo Novo.

“Com certeza, vamos estreitar ainda mais os laços que unem Mato Grosso do Sul e Paraguai. Fizemos ali a proposta ao chanceler para ampliação de um grupo de trabalho conjunto, para discutir a Bioceânica, que é a rota que interliga Mato Grosso do Sul ao Paraguai, rumo aos portos do Pacífico. Discutimos a questão do Parque Tecnológico Pedro Juan Caballero – Ponta Porã, a questão de fazermos a integração do Ministério da Agricultura com as nossas fundações, Embrapa, Fundação MS, que trabalham pesquisa, tecnologia, e a integração das nossas forças de segurança com Paraguai e Mato Grosso do Sul”, disse.

Reinaldo Azambuja aproveitou para convidar o presidente do Paraguai para participar da inauguração de um prédio da colônia paraguaia em Campo Grande, que está em construção. Com 50 mil paraguaios e descendentes, Mato Grosso do Sul tem a maior colônia fora do Paraguai.

Também participaram do encontro a ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o presidente da Assembleia Legislativa de MS, Paulo Corrêa; o vice-governador Murilo Zauith; o conselheiro da Itaipu, Carlos Marun; e o engenheiro Pánfilo Benitéz, assistente técnico da direção de coordenação da Itaipu Binacional.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Domingos Brazão é acusado de ser um dos possíveis mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco
Política
Após 4 desistências, Conselho de Ética define relatora de processo contra Brazão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin
Brasil
Governo consegue liminar no STF para suspender prorrogação de desoneração da folha
O indígena Dirceu da Aldeia Nova Canaã recebendo a cesta das mãos da prefeita Adriane Lopes ao lado de autoridades
Política
Adriane Lopes lança PAA Indígena no Noroeste
Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Política
Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Michelle Bolsonaro
Política
Michelle Bolsonaro é internada após mal-estar e dores
Vereadores na sessão da Câmara Municipal
Política
Vereadores aprovam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Sessão na Assembleia Legislativa
Política
Deputados aprovam em 2,2% reajuste remuneratório dos servidores da ALEMS
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Política
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Política
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
Sem provas, Moraes conclui que Bolsonaro não pediria asilo à Hungria

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria