O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara um jantar, nesta quarta-feira (20), para receber o presidente chinês, Xi Jinping, no Itamaraty. O compromisso, no entanto, vem levantando conversas nos bastidores do Itamaraty, que apontam para um possível aumento na distância da relação entre o mandatário brasileiro e Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.
O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) deu detalhes sobre o jantar. “A visita gera expectativa sobre como serão as relações. Sabemos da importância dos EUA, precisamos de boa relação. Mas a China é a maior parceira, não podemos ficar presos em narrativas de democracia versus liberdade etc. Por isso, convidei parlamentares de esquerda, centro e direita. Meu critério foi chamar quem não faz confusão”, explicou.
Criticando a ofensa da primeira-dama Janja a Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, e futuro integrante do governo Trump, Pinato detalhou que convidou parlamentares que não se exaltariam e causariam confusão com Xi Jinping.
“Não são da confusão, não agiriam nem como a Janja nem como os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. [O ministro das Relações Institucionais] Alexandre Padilha me pediu sugestões, eu entreguei a lista de deputados e senadores. É importante o Brasil mostrar amadurecimento e pragmatismo”, finalizou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador

"Cenário é indefinido", Paulo Duarte critica incertezas e avalia saída do PSB







