Menu
Menu
Busca segunda, 09 de junho de 2025
Política

Marun acusa abuso de poder do STF por afastamento de Cunha

Neste momento Cunha depõe no Conselho de Ética

19 maio 2016 - 12h08Agência Câmara

O deputado federal, Carlos Marun (PMDB/MS) diz que afastamento de Cunha do mandato parlamentar pelo STF foi abuso de poder. Ele saiu em defesa do presidente afastado da Câmara e além de criticar o relator do caso no Conselho de Ética, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que não teria arrolado nenhuma testemunha na acusação, lamentou a decisão do STF de afastar o presidente e a reação dos parlamentares.

"A Casa se tornar silente em relação ao afastamento do mandato de forma liminar é um absurdo", disse. “Foi um abuso de poder do Supremo em relação aos trabalhos desta Casa. Esta é a verdade. Houve uma evidente intromissão nos assuntos da Casa”, acrescentou.

Marun afirmou que o Conselho de Ética, ao analisar o processo contra Cunha, deve se ater às questões referentes ao mandato parlamentar iniciado em 2015; “Qualquer menção a vantagem indevida é uma prerrogativa do Supremo, onde a defesa e a acusação terão o tempo necessário para esgrimir os seus argumentos.”

Segundo ele, é necessário haver a “defesa absoluta, intransigente e inarredável do devido processo legal” durante a análise do processo no colegiado.

Neste momento, deputados se revezam na defesa e na acusação do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que depõe neste momento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Cunha enfrenta processo por quebra de decoro parlamentar por supostamente ter mentido sobre a propriedade de contas no exterior.

Após o presidente afastado ter negado ser titular de conta no exterior, mas admitir ser beneficiário de truste, o deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) questionou o fato de Cunha não ter nenhuma curiosidade em relação ao negócio. Por outro lado, Marchezan apontou que Cunha seria o criador, o beneficiário e até mesmo o administrador do truste.

"Tudo leva a crer que o truste é uma simulação para esconder recursos de origem não lícita. Não há transparência. Vossa excelência traz argumentos e documentos, mas não consegue esclarecer depósitos lá de uma bagatela de R$ 5 milhões", afirmou Marchezan.

O parlamentar aconselhou Cunha a renunciar ao mandato. Apesar de ter criticado a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar Cunha do exercício do mandato, no início de maio, Marchezan Junior acredita que, caso Cunha não renuncie, o STF poderá decidir por sua prisão.

A reunião acontece no Plenário 2.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Lula discursou no evento
Política
Lula critica redução de apoio ao desenvolvimento de países mais pobres
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante sessão na Câmara
Justiça
Moraes determina prisão definitiva de Carla Zambelli
Bolsonaro
Justiça
STF inicia na segunda-feira interrogatórios de Bolsonaro e aliados por suposto plano de golpe
Ministro Alexandre de Moraes
Política
Ministro nega pedido de Bolsonaro para adiar ação sobre trama golpista
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
STF julga recurso de Carla Zambelli para anular condenação
Evento aconteceu na sede da ACP, em Campo Grande
Política
Caravana Nacional "Glauber Fica" reúne deputados e vereadores na Capital
Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
Política
TJ envia projeto para gratificação de 10% a magistrados em comarcas de difícil acesso
Riedel participa do maior evento de cultura agro do mundo e MS é destaque
Política
Riedel participa do maior evento de cultura agro do mundo e MS é destaque
Com apoio da Fiems, Papy lidera iniciativa que oferece 10 mil cursos gratuitos na Capital
Política
Com apoio da Fiems, Papy lidera iniciativa que oferece 10 mil cursos gratuitos na Capital
Deputado estadual Paulo Duarte (PSB)
Política
Paulo Duarte critica verticalização ao redor da reserva do Parque do Prosa

Mais Lidas

Imane Khelif, da Argélia, foi campeã olímpica em Paris
Esportes
Federação de boxe suspende boxeadora iraniana com teste para comprovar gênero; entenda
O golpe aplicado por instrutor que deixou Jack Greener tetraplégico
Internacional
Aluno que ficou tetraplégico em aula de jiu-jitsu será indenizado em R$ 315 milhões
Thauana não resistiu aos ferimentos do acidente
Interior
Morre em Aquidauana, mulher envolvida em acidente com empresário na BR-262
Daniel Alves
Esportes
Santos recusa contratação de Daniel Alves, mesmo com apelo por reencontro com Neymar