Durante a sua participação para anunciar a liberação do crédito em favor do Ministério da Defesa na semana passada, o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun cogitou visitar o projeto Sistema de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), em Dourados.
E através de sua assessoria foi confirmado sua vinda na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados (Brigada Guaicurus), na próxima sexta-feira (7) com foco o conhecer melhor o projeto Sisfron. O ministro será recebido pelo general de Brigada, Lourenço William da Silva e visitará o Centro de Operações e de acordo com a assessoria, depois disso deve conceder entrevista à imprensa.
Sisfron
O Sisfron iniciou em 2014 o projeto piloto em Dourados tendo em vista monitorar toda a área de fronteira do país. Central de comando e controle instalada na sede da Brigada Guaicurus monitora todas as ações ou operações desenvolvidas pelos militares na faixa de fronteira e gerenciar possíveis ordens do comando para deslocamento de tropas, entre outras atividades de segurança.
O investimento previsto era de R$ 12 bilhões e deveria estar implantado em sua totalidade até 2022, porém, com o contingenciamento de gastos do governo, os repasses caíram e o projeto não teve continuidade em outras regiões.
Sobre novo prazo para implantação do projeto, o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna visitou a Brigada e disse que a previsão agora é de finalizar a aplicação da tecnologia em 2035, devido ao contingenciamento de recursos por parte do governo federal.
Ele ainda afirmou, durante a visita, que o Sisfron “é um projeto sem volta”, afirmando ainda que está mantendo contato com o futuro titular da pasta, general Fernando Azevedo e Silva e o atualizando sobre o sistema.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025


O ministro Marun será recebido pelo general de Brigada, Lourenço William da Silva (Reprodução/Internet)



