Menu
Menu
Busca terça, 18 de novembro de 2025
UEMS Nov25
Política

Para Simone, Previdência e Pacote Anticrime podem ser analisados juntos

Conforme a senadora, existem 513 deputados e 81 senadores o que torna possível a análise dos temas simultaneamente

25 março 2019 - 17h55Mauro Silva com assessoria

 A senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, defendeu que a reforma da Previdência e o Pacote Anticrime sejam analisados ao mesmo tempo pelo Congresso Nacional.

“São duas questões relevantes, que têm pressa e exigem uma resposta do Congresso Nacional. Temos 513 deputados, 81 senadores, não vejo porque não seja possível debater os dois temas paralelamente”, questionou Simone.

“Claro que se a prioridade nº 1 do governo federal é a Reforma da Previdência, que ele dê prioridade a ela. O Pacote Anticrime pode tramitar de uma forma menos acelerada, ouvindo a sociedade, realizando audiências públicas, mas não vejo como não avançarmos nesses dois temas ainda este ano”, acrescentou.  

Moro na CCJ do Senado

A senadora Simone Tebet aproveitou para confirmar a presença do ministro Sérgio Moro na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na próxima quarta-feira (27) para debater as atribuições do Ministério da Justiça e discutir pacote anticrime.

Para Simone, o pacote é extenso, tem pontos de consenso e outros que precisam de muito debate. Ela citou propostas que abrangem o endurecimento de penas, prisão em segunda instância, melhor criminalização do caixa 2, o informante do bem, entre outras, que vão da alteração do Código Penal, à legislação eleitoral e ao combate ao crime organizado. 

“Acredito que tenha pontos que tenham quase a unanimidade a favor dele e outras mais polêmicos que vão precisar de avaliação mais aprofundada. Tem muitos pontos a serem discutidos, essa é uma audiência que antecipa uma futura discussão, lembrando que a matéria ainda está tramitando na Câmara dos Deputados”, explicou a presidente da CCJ do Senado.

Segurança Pública

Para Simone Tebet, além do pacote anticrime, o Ministro Sérgio Moro será questionado, de forma mais específica, sobre o planejamento e programas do governo para a segurança pública. “O Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) é prioritário? Vai ser levado adiante, nós temos um planejamento e um programa efetivo onde a sociedade pode conhecer o que está sendo feito e o que será feito a médio e longo prazos em relação ao combate à violência? Essas são perguntas que nós podemos fazer e acredito que na quarta-feira teremos a resposta”, disse a senadora sul-mato-grossense.

Simone lembrou que o SUSP foi aprovado pelo Congresso no ano passado para transformar o tema em assunto de Estado. “Para não desperdiçar o pouco dinheiro que temos para a área e focar naquilo que os especialistas entenderam ser importante na segurança pública, ou seja, o combate nas fronteiras e não ficar "enxugando gelo" nas favelas do Rio de Janeiro, por exemplo”, disse Simone.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Itaipu é debate entre Brasil e Paraguai
Política
Brasil e Paraguai retomam em dezembro negociações sobre Itaipu
Vereadora Luiza Ribeiro
Política
CPI da Saúde é solicitada após indícios de colapso na rede pública de Campo Grande
Urnas de votação
Interior
Justiça identifica candidaturas 'fakes' e manda anular votos do PT/PC do B/PV em Itaquirai
Comissões do Senado aprovam emendas para integrar o Orçamento de 2026
Brasil
Comissões do Senado aprovam emendas para integrar o Orçamento de 2026
Foto: Wagner Guimarães
Política
Alems lança cronograma para definir distribuição das emendas de 2026
Foto: Ilustrativa -
Cidade
Volta do parquímetro em Campo Grande tem aval dos comerciantes, diz prefeitura
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta
Política
Texto do PL Antifacção que retira R$ 27 milhões da PF deve ser votado na terça-feira
Desembargadora durante sabatina -
Política
Desembargadora do TJMS, Jaceguara Dantas, é aprovada pelo Senado para integrar o CNJ
Vagas de estacionamento no Centro -
Cidade
Decreto regulamenta volta do parquímetro em Campo Grande; valor da hora será R$ 5,00
Bolsonaro exibe tornozeleira -
Política
STF enterra mais um HC e mantém condenação de Bolsonaro por liderar tentativa de golpe

Mais Lidas

Fiat Toro foi recuperada pela PMMS -
Polícia
Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande
AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Polícia
AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Cinco são detidos por envolvimento na morte do padre Alexsandro em Dourados
Polícia
Cinco são detidos por envolvimento na morte do padre Alexsandro em Dourados
Imagem ilustrativa
Polícia
Idoso mata homem com facada certeira e foge após briga em bar de Campo Grande