Duas ONGs de proteção e resgate de animais na região pantaneira serão beneficiadas com emendas parlamentares do deputado estadual Paulo Duarte, no valor de R$ 50 mil cada e liberadas na última sexta-feira (20).
Uma das instituições beneficiadas é a Associação Mais Pantanal-GAPA, que utilizará o valor para comprar anestésicos para recomeçar os trabalhos de castração de cães e, em especial, de gatos. A Presidente do GAPA, Zenilda Torres da Conceição, explicou que a ONG tem um termo de cooperação com a prefeitura de Corumbá e, em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza as castrações e encaminha os animais para adoção.
Em Ladário, o GAAV será beneficiado, e com mais de 100 animais resgatados das ruas, a presidente da ONG, Auxiliadora Luzia da Silva, destacou a importância do valor para melhorar a vida dos animais resgatados.
“Esse dinheiro é muito importante para nós. Vamos poder melhorar o espaço onde os animais resgatados ficam, vamos comprar uma geladeira para guardar alimentos e medicamentos que são utilizados com os animais, um ar condicionado, uma máquina de pressão para facilitar a limpeza do local. Vamos evoluir no acolhimento que damos aqui. Tratamos nossos resgates com muito carinho e qualquer esforço para melhorarmos a vida deles é de suma importância”, avaliou.
Paulo Duarte destacou que essa ajuda também é importante para melhorar a saúde pública na região pantaneira. “O índice de abandono de animais em Corumbá e Ladário é muito alto. Ajudar as ongs que fazem o resgate e dão todo o cuidado necessário até a adoção responsável é contribuir para a saúde pública das duas cidades. Temos de levar em consideração que a região pantaneira é endêmica para leishmaniose e ainda é preciso fazer o controle da raiva, transmitida por certas espécies de morcegos, que estão presentes no Pantanal. Então o cuidado com os animais que são abandonados ou sofrem maus tratos precisa ser feito com muita atenção”, comentou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Em Brasília, Riedel discute obras federais e garante "consolidar infraestrutura" de MS

Projeto de lei propõe uso de multas de trânsito para ampliar CNH MS Social

Lula assume presidência do Mercosul

Câmara de Campo Grande aprova LDO 2026 com 275 emendas para saúde, educação e obras

Cotado para o Governo, Fábio Trad deixa o PSD, "para ter mais liberdade"

Vereadores votam LDO com as prioridades para os recursos da Capital em 2026

Maioria dos deputados federais avalia negativamente relação entre Lula e Congresso, diz pesquisa

TCE condena ex-prefeito de Coronel Sapucaia por falta de transparência

PL prevê doação a fundos sociais por empresas com benefícios fiscais em MS
