O Instituto Ranking também divulgou neste sábado (13) levantamento de intenção de votos para a Presidência da República em Mato Grosso do Sul. O candidato do PSL, Jair Bolsonaro continua à frente de Fernando Haddad. Segundo os números, Bolsonaro tem 70,21% dos votos válidos, enquanto o petista Haddad arrebatou 29,79% dos eleitores.
No cálculo dos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Na pesquisa estimulada, que afere os números totais de votos, incluindo os brancos, nulos e dos indecisos, Bolsonaro conquistou 62,08% dos eleitores. Já Fernando Haddad conseguiu 26,33% dos votos. Brancos, nulos e indecisos somaram 11,59%.
A Ranking também calculou a taxa de rejeição dos candidatos, o eleitor disse em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum. Nesse cenário Fernando Haddad 54,66% e Jair Bolsonaro tem 23%. Votos brancos, nulos e indecisos somaram 22,34%.
O instituto ouviu 1.200 pessoas a partir dos 16 anos de idade em 20 municípios, entre os dias 9 e 12 de outubro. Com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número MS-09417/2018 e BR-08645/2018.
Confira os números aferidos pela Ranking nos gráficos abaixo:



Deixe seu Comentário
Leia Também

Simone Tebet descarta disputa pelo governo de SP e cita Haddad e Alckmin

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Tarcísio chega em comboio à Papuda para visitar Bolsonaro

TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais

Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas

Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro

No segundo turno, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputam o voto do eleitor para o Executivo Federal (Reprodução/Internet)



