O Instituto Ranking, único a prever o segundo turno, entre todas empresas de pesquisas do estado, divulgou hoje (13) levantamento sobre o segundo turno em MS e a nível nacional. Neste trabalho Reinaldo Azambuja (PSDB) abre na frente com 54,75%, e o juiz Odilon (PDT) tem 45,25% das intenções de votos válidos.A diferença entre ambos é de 9,5 pontos percentuais no chamado votos válidos.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nos votos totais, apurado pela Ranking, os resultados foram os seguintes:
• Reinaldo Azambuja (PSDB): 48,50%
• Juiz Odilon (PDT): 40,08%
• Os indecisos, nulos e brancos somaram: 11,42%
Rejeição
O Instituto aferiu também a taxa de rejeição dos candidatos, nesse caso, o eleitor disse em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum. Veja os números:
• Reinaldo Azambuja (PSDB): 29,91%
• Juiz Odilon (PDT): 28,33%
• Os indecisos, nulos e brancos somaram: 41,76%
Foram ouvidas 1.200 pessoas a partir dos 16 anos de idade em 20 municípios, entre os dias 9 e 12 de outubro. Com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número MS-09417/2018 e BR-08645/2018.
Confira os números nos gráficos:


Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Tarcísio chega em comboio à Papuda para visitar Bolsonaro

TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais

Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas

Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro

Ana Portela vê manifestação em Brasília como marco político para 2026

Planalto reforça segurança antes da chegada de Nikolas Ferreira em Brasília

No Dia do Aposentado, Beto Pereira reforça debate sobre fraudes no INSS

Azambuja continua liderando as pesquisas de intenções de votos para o governo de MS (Reprodução/Internet)


