Menu
Menu
Busca segunda, 15 de dezembro de 2025
Sebrae Cidade empreendedora - Dez25
Política

PF indicia Portela e mais dois por envolvimento no planejamento de golpe

Suplente da senadora Tereza Cristina já havia sido apontado como um intermediário entre o governo Bolsonaro e financiadores de atos antidemocráticos

11 dezembro 2024 - 17h04Pedro Molina     atualizado em 11/12/2024 às 17h06

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quarta-feira (11), outros três investigados no inquérito que investiga a criação de um plano para golpe de Estado durante o governo de Jair Bolsonaro, com o objetivo de impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Um dos nomes é Aparecido Andrade Portela, conhecido como 'Tenente Portela', militar da reserva do Exército e suplente da senadora Tereza Cristina (PL-MS). Seu nome já havia sido identificado pela PF como intermediário entre o governo Bolsonaro e financiadores de atos antidemocráticos.

Além de Portela, Reginaldo Vieira de Abreu, ex-chefe de Gabinete do general da reserva Mario Fernandes na Secretaria-Geral da Presidência, acusado de atuar no planejamento do golpe, e o militar Rodrigo Bezerra de Azevedo, kid-preto do Exército, acusado de participar do trabalho de monitoramento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também foram indiciados pela corporação.

Com essa nova decisão, passa para 40 o número de indiciados pela tentativa de golpe, dentre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, e o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.

Churrasco

Portela, que é amigo de Bolsonaro desde os anos 1970, visitou o ex-presidente ao menos 13 vezes em dezembro de 2022, e em mensagens enviadas a Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente durante o governo passado, utilizada o termo "churrasco" para se referir ao golpe de estado.

Após os atos de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, Portela demonstrou preocupação com a identificação de participantes de Mato Grosso do Sul e com a devolução de recursos a financiadores.

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'
Política
Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'
Carla Zambelli, ex-deputada federal
Política
Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF
Anúncio após plenária Estadual
Política
Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo
Presidente do Senado garantiu que proposta orçamentária vai a Plenário assim que for aprovada na CMO
Política
Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana
Adilson Barroso e Heloísa Helena
Política
Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara
Presidente nacional do PT, Edinho Silva
Política
Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Política
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Dinheiro /
Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato
Carlos Bolsonaro
Política
Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí