Menu
Menu
Busca terça, 31 de março de 2026
Assembleia Abr26
Política

Prefeita veta projeto que amplia castrações gratuitas; vereadores decidem se derrubam veto

A medida do Executivo irritou ativistas da causa animal, que pressionaram e acabaram travando a pauta da Casa de Leis

06 novembro 2025 - 08h11Vinícius Santos

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza nesta quinta-feira (6) uma sessão com pauta cheia: serão analisados três Projetos de Lei e dois vetos feitos pela prefeita Adriane Lopes (PP). Um dos vetos — considerado o mais polêmico — trata do programa de castração pública de cães e gatos, e deve atrair a presença de cuidadoras e protetoras de animais no plenário.

O principal ponto de discussão é o Veto Total ao Projeto de Lei 11.115/23, de autoria da vereadora Luiza Ribeiro (PT), que institui o Programa Permanente de Manejo Ético-Populacional de Cães e Gatos em Campo Grande. A proposta busca promover o bem-estar animal e garantir a saúde de pessoas, animais e do meio ambiente, com ações de esterilização e controle populacional.

A prefeitura vetou o projeto alegando vício de iniciativa, sob o argumento de que a proposta criaria despesas ao ampliar o número de castrações, ações educativas e critérios de priorização, além de estabelecer obrigações diretas ao Executivo.

O tema já havia travado a pauta na última sessão da Câmara, após protesto de protetoras e cuidadoras de animais. Na ocasião, o presidente da Casa, vereador Papy (PSDB), reuniu-se com representantes do grupo, acompanhadas da vereadora Luiza Ribeiro e do vereador Carlão, e decidiu manter a pauta suspensa até que o Executivo apresentasse uma nova proposta de política de manejo de cães e gatos. Agora, o veto retorna à pauta para nova deliberação.

Pelo texto aprovado na Câmara antes do veto, a prefeitura deveria oferecer castrações gratuitas mensais equivalentes a 5% da população estimada de cães e gatos da cidade — cerca de 5 mil castrações por mês, totalizando quase 60 mil por ano. Atualmente, o município realiza aproximadamente 700 castrações mensais.

A proposta previa prioridade para animais em situação de rua, acolhidos por protetores, lares temporários e organizações da sociedade civil, além de animais de famílias inscritas no Cadastro Único e em situação de vulnerabilidade social. O texto também reforçava a guarda responsável e medidas de prevenção ao abandono, fortalecendo o conceito de “Saúde Única”, que integra a saúde humana, animal e ambiental.

Outros vetos e projetos em pauta

Os vereadores também vão analisar o veto parcial ao Projeto de Lei 11.997/25, que trata da reorganização do Conselho Municipal de Turismo de Campo Grande (COMTUR). A proposta é de autoria do Executivo, e o veto se refere a uma emenda que alterava dois incisos relacionados à composição do Conselho.

Entre os Projetos de Lei em discussão está o Projeto de Lei Complementar 994/25, também do Executivo, que institui o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Habitacional (Habita+CG). O programa é apresentado como instrumento de política urbana voltado ao desenvolvimento integrado, buscando estimular o uso de imóveis não edificados, reduzir o déficit habitacional e adequar a oferta de infraestrutura à demanda local.

Segundo a justificativa da prefeitura, o Habita+CG não cria novas fontes de financiamento, mas “otimiza e atrai as fontes já existentes”. O texto reforça que, “ao oferecer segurança jurídica e um regime urbanístico claro, o plano torna Campo Grande um município mais competitivo e preparado para captar os recursos federais e estaduais disponíveis, além de alavancar o investimento privado”.

Uma emenda da Mesa Diretora também será votada, com o objetivo de adequar o projeto às normas federais e às condições urbanas, jurídicas e econômicas já consolidadas no município.

Em segunda discussão, será apreciado o Projeto de Lei 11.798/25, de autoria do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos), que regulamenta a exploração comercial de espaços publicitários em abrigos de paradas de ônibus por associações de moradores e organizações comunitárias.

Pela proposta, as entidades poderão firmar termos de cooperação com o Poder Executivo, com validade de dois anos, assumindo a manutenção, conservação e limpeza dos abrigos, além da gestão dos contratos publicitários e da prestação de contas. 

O objetivo, segundo o vereador, é promover uma gestão compartilhada, em que cada bairro possa adotar e melhorar seus pontos de parada, buscando parcerias com empresas privadas para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo.

Por fim, em primeira discussão, será votado o Projeto de Lei 11.922/25, que denomina “Praça Leonildo José Oliveira de Souza” a área pública localizada na Rua Aurélio Leonardo de Souza, esquina com a Rua Joaquim Inácio de Souza e Rua Monte das Oliveiras, no Bairro Center Park.

A proposta, apresentada pelo vereador Marquinhos Trad (PSD), busca homenagear Leonildo José Oliveira de Souza, morador do bairro por quase 30 anos, reconhecido por lutar por melhorias na comunidade e pela implantação da própria praça que agora receberá seu nome.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

 

Reportar Erro
Arauco - Niver Inocencia Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dagoberto com Riedel durante ato de filiação.
Política
Dagoberto Nogueira se filia ao PP e reforça articulação política para eleições em MS
Riedel e Rose Modesto durante evento
Política
União Brasil realiza ato de filiação e reforça federação com o PP no Estado
Marcelo Miglioli
Política
Miglioli deixa Sisep e se coloca à disposição do partido para eleições de 2026
A extensão ocorrerá de forma gradual
Cidade
Lula sanciona lei que amplia licença-paternidade
Sede do TCE-MS -
Transparência
TCE-MS suspende execução de emendas e aponta falhas em transparência em municípios de MS
Geraldo Alckmin e Lula
Política
Lula confirma Alckmin como pré-candidato para cargo de vice
Ato de filiação do Republicanos
Política
Beto Pereira assume Republicanos "de mãos dadas" com lideranças e mira ampliação das bancadas
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul   Veja mais no site da ALEMS: https://www.al.ms.gov.br/Noticias/144267/alems-publica-edital-de-concurso-com-remuneracao-inicial-de-ate-r-8-mil
Política
Assembleia analisa criação de cargos e mudanças administrativas no TJMS
Sessão Ordinária da Câmara Municipal
Política
Plano de evacuação em escolas entra em pauta na Câmara de Campo Grande
Ato aconteceu na tarde desta segunda-feira.
Política
Reinaldo Azambuja diz que PL se fortalece com novas filiações em MS

Mais Lidas

VÍDEO AGORA: Adolescentes são socorridas em estado grave após acidente com ônibus em Campo Grande
Polícia
VÍDEO AGORA: Adolescentes são socorridas em estado grave após acidente com ônibus em Campo Grande
Mesmo com costelas quebradas, Santa Casa deu alta para bebê atropelada por moto antes da morte
Polícia
Mesmo com costelas quebradas, Santa Casa deu alta para bebê atropelada por moto antes da morte
Criança chegou a ficar internada na Santa Casa, mas foi liberada
Polícia
Bebê morre após ser atropelada por rapaz que empinava moto em Campo Grande
Atropelamento aconteceu na MS-162
Polícia
Homem que morreu atropelado na MS-162 era de Campo Grande e tinha 27 anos