Menu
Menu
Busca segunda, 15 de dezembro de 2025
Financial Lançamento
Política

Projeto proíbe reforma agrária em área produtiva

Iniciativa do deputado Rodolfo Nogueira já foi aprovada na Comissão de Agricultura

14 novembro 2024 - 09h03Vinícius Santos     atualizado em 14/11/2024 às 09h11

Foi aprovado nesta quarta-feira (13), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), o PL 2502/2024, de autoria do deputado Rodolfo Nogueira (PL/MS). A proposta altera a Lei nº 8.629, de 1993, com o objetivo de tornar a propriedade produtiva imune à desapropriação para fins de reforma agrária e aprimorar a regulamentação dos critérios de produtividade das propriedades rurais.

Segundo o texto da proposição, as pequenas e médias propriedades rurais, desde que o proprietário não possua outras terras que, somadas, ultrapassem 15 módulos fiscais, e as propriedades produtivas, independentemente de seu tamanho, seriam insuscetíveis à desapropriação para reforma agrária.

Na justificativa do projeto, Nogueira expressa preocupação com a proteção da propriedade privada, considerándola essencial para a prosperidade econômica e uma sociedade justa. Ele argumenta que produtores rurais têm sido prejudicados por interpretações subjetivas sobre a função social da propriedade e que situações excepcionais, como falecimentos ou desastres econômicos e ambientais, não têm sido consideradas na aplicação das leis de desapropriação.

“Diversas circunstâncias, como falecimentos ou desastres econômicos e ambientais, podem exigir que a propriedade rural permaneça inativa por um determinado período. Isso não implica na vontade do proprietário de abdicar da terra, mas sim a necessidade de tempo para torná-la novamente produtiva. O Estado deve apoiar esse proprietário, em vez de puni-lo com a desapropriação”, afirmou o deputado em documento do PL.

O projeto tramita em regime ordinário, sem apensos, e deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, após a aprovação pela CAPADR.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'
Política
Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'
Carla Zambelli, ex-deputada federal
Política
Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF
Anúncio após plenária Estadual
Política
Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo
Presidente do Senado garantiu que proposta orçamentária vai a Plenário assim que for aprovada na CMO
Política
Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana
Adilson Barroso e Heloísa Helena
Política
Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara
Presidente nacional do PT, Edinho Silva
Política
Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Política
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Dinheiro /
Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato
Carlos Bolsonaro
Política
Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí