Foi aprovado nesta quarta-feira (13), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), o PL 2502/2024, de autoria do deputado Rodolfo Nogueira (PL/MS). A proposta altera a Lei nº 8.629, de 1993, com o objetivo de tornar a propriedade produtiva imune à desapropriação para fins de reforma agrária e aprimorar a regulamentação dos critérios de produtividade das propriedades rurais.
Segundo o texto da proposição, as pequenas e médias propriedades rurais, desde que o proprietário não possua outras terras que, somadas, ultrapassem 15 módulos fiscais, e as propriedades produtivas, independentemente de seu tamanho, seriam insuscetíveis à desapropriação para reforma agrária.
Na justificativa do projeto, Nogueira expressa preocupação com a proteção da propriedade privada, considerándola essencial para a prosperidade econômica e uma sociedade justa. Ele argumenta que produtores rurais têm sido prejudicados por interpretações subjetivas sobre a função social da propriedade e que situações excepcionais, como falecimentos ou desastres econômicos e ambientais, não têm sido consideradas na aplicação das leis de desapropriação.
“Diversas circunstâncias, como falecimentos ou desastres econômicos e ambientais, podem exigir que a propriedade rural permaneça inativa por um determinado período. Isso não implica na vontade do proprietário de abdicar da terra, mas sim a necessidade de tempo para torná-la novamente produtiva. O Estado deve apoiar esse proprietário, em vez de puni-lo com a desapropriação”, afirmou o deputado em documento do PL.
O projeto tramita em regime ordinário, sem apensos, e deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, após a aprovação pela CAPADR.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Aldeias indígenas de Aquidauana recebem atendimento itinerante da Justiça Eleitoral

Justiça barra 'adesivaço' do PL em Dourados aciona fiscalização imediata

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

Interlocução liderada por Nelsinho Trad antecede revés de Trump na Suprema Corte

VÍDEO: Vereador fala em impeachment de Adriane por não intervir no Consórcio Guaicurus

PT processa Adriane por aumento 'acima do razoável' da taxa do lixo em Campo Grande

STF abre ação penal contra Eduardo Bolsonaro por coação

MS recebe encontro nacional de gestores para discutir planejamento e orçamento

Câmara aprova novo Prodes e garante mais segurança para empresários da Capital


Deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)


