A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul analisa, nesta terça-feira (2), sete projetos de leis, entre eles em primeira discussão, o projeto do deputado Pedrossian Neto (PSD) que propõe a criação do Cadastro Estadual de Condenados por Crimes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
A proposta prevê a divulgação, no site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, de uma lista com nome, foto, dados pessoais e histórico de crimes de pessoas com condenação definitiva por esse tipo de violência. O objetivo é aumentar a transparência, permitir a identificação pública dos agressores e auxiliar autoridades e cidadãos na prevenção e combate à violência doméstica.
O acesso à lista será permitido a qualquer cidadão, enquanto autoridades como policiais, conselheiros tutelares, membros do Ministério Público e do Judiciário terão acesso integral ao cadastro.
Ordem do Dia
De autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), o Projeto de Lei 14/2025 institui o Programa Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo de Mães Atípicas. O objetivo é promover a inclusão social, a autonomia econômica e o apoio a mães de crianças e adolescentes com deficiência.
Ainda em segunda discussão, deve ser votado o Projeto de Lei 158/2025, do Poder Executivo. A proposta altera a redação de dispositivo da Lei 1.854/1998 para atualizar o valor limite para a MSGÁS contrair empréstimos, financiamentos e firmar convênios com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.
Além dessas proposições, os parlamentares devem votar projetos de resolução relativos à concessão de Título de Cidadão Sul-mato-grossense e Comenda do Mérito Legislativo. Trata-se dos Projetos de Resolução 11/2025, de autoria do deputado Pedrossian Neto (PSD), 17/2025, do deputado Paulo Corrêa (PSDB), 20/2025, do deputado Paulo Duarte (PSB), que concedem Título de Cidadão, e do Projeto de Resolução 23/2025, do deputado Caravina (PSDB), que concede a Comenda.
.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador


Sessão Plenária (Wagner Guimarães)



