Menu
Menu
Busca quarta, 28 de maio de 2025
Política

Rafael Tavares protocola projetos de lei e gera revolta de grupo LGBTQIAPN+

"Adotaremos todas as medidas cabíveis para barrar essas propostas", se posicionou a Associação das Travestis e Transexuais de MS

23 janeiro 2025 - 08h36Sarah Chaves

O vereador Rafael Tavares (PL), já tem uma lista de projetos de lei protocolados que pretende apresentar na Câmara Municipal assim que se iniciarem as sessões legislativas. As propostas geraram revolta por parte da  Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATTMS) que definiu as propostas como "ataques diretos aos direitos fundamentais".

Entre as propostas já comentadas por Tavares, está a proibição da presença de crianças abaixo de 12 anos em eventos voltados ao público LGBT, multa para pessoas que fumarem maconha em público, em Campo Grande, e barrar a linguagem neutra nas escolas. “Não podemos permitir que usem drogas na frente de crianças, famílias e idosos. Estamos vendo a banalização do uso de drogas em parques, ruas, lugares públicos que devem ser respeitados’’.

Em um dos projetos, o vereador pede a proibição para eventos que abordam temáticas de orientação sexual, identidade de gênero, que contenham divulgação de conteúdo, imagens, performances, espetáculos ou qualquer forma de manifestação artística, cultural ou de entretenimento que possam expor precocemente crianças a temáticas relacionadas à sexualidade.

Outro projeto, limita a participação de pessoas LGBTQIAPN+ em participações esportivas, definindo competições com base no sexo biológico, proibindo a participação de mulheres trans em categorias femininas.

O que diz a ATTMS

A Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATTMS) divulgou uma nota em repúdio aos projetos de lei apresentados pelo vereador Rafael Tavares (PL) e alegou perseguição ao público LGBTQIAPN+ que, segundo a organização, configuram ataques diretos aos direitos fundamentais dessas pessoas e entrará com medidas junto ao Ministério Público. “Desde seu mandato como deputado estadual, Rafael Tavares tem mantido uma postura sistemática de perseguição à população LGBTQIAPN+, negligenciando pautas de relevante interesse social, como saúde, educação, segurança pública e meio ambiente. Em vez disso, prioriza projetos que promovem exclusão e reforçam preconceitos. Como vereador, Tavares dá continuidade a essa agenda discriminatória, com propostas que violam direitos fundamentais e se afastam das reais demandas da sociedade [...] Adotaremos todas as medidas cabíveis para barrar essas propostas, acionando o Ministério Público, o Conselho Nacional do Esporte e outras instituições competentes, além de mobilizar a sociedade civil e organizações comprometidas com os direitos humanos para garantir que tais projetos não prosperem”.

Reportar Erro
Gov Dengue Maio25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mônica Riedel e Frederico Fellini
Política
JD1TV: Mônica Riedel celebra sucesso da 'Seu Abraço Aquece' e destaca participação dos servidores
Foto: Divulgação
Política
Coronel David comemora repasse do Estado de R$ 10 milhões à Deodápolis
Governador Eduardo Riedel durante a reunião com as lideranças de Deodápolis
Política
MS Ativo: Riedel faz reuniões com prefeitos para definir investimentos da segunda fase do programa
Projeto é da deputada Gleice Jane
Política
Projeto quer protocolo antirracista em grandes empresas no Estado
TRE-MS derruba cassação de vereadores do PP em Alcinópolis
Política
TRE-MS derruba cassação de vereadores do PP em Alcinópolis
Deputado estadual Gerson Claro
Política
Gerson Claro é o deputado estadual melhor avaliado em pesquisa
Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul
Política
Avaliação de Riedel: 80% da população aprova o governador
Juíza nega parcelar multa para prefeita com contas de campanha irregular
Política
Juíza nega parcelar multa para prefeita com contas de campanha irregular
Governador Eduardo Riedel (PSDB)
Política
Riedel acredita em coalizão para candidato a presidência em 2026
Projeto é de autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PL)
Política
Comissão de Constituição analisa projeto para alfabetização digital de idosos em MS

Mais Lidas

Vítima foi socorrida pela UNIMED
Polícia
JD1TV AGORA: Duas pessoas são baleadas dentro do Shopping Campo Grande
Polícia identifica mãe e bebê encontradas carbonizadas no Indubrasil
Polícia
Polícia identifica mãe e bebê encontradas carbonizadas no Indubrasil
A arma do policial disparou acidentalmente
Polícia
JD1TV: Vídeo mostra arma de policial disparando em shopping da Capital
JD1TV: Para não pagar pensão, homem matou e carbonizou a esposa e o filho de 10 meses em MS
Polícia
JD1TV: Para não pagar pensão, homem matou e carbonizou a esposa e o filho de 10 meses em MS