O deputado federal por Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL), apresentou o projeto de lei (PL n.4844/2023) com o propósito de proibir a educação sexual no ensino básico do Brasil. Atualmente, o projeto está aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.
O projeto tem tintas fundamentalistas, e tira até mesmo o direito de escolha dos pais, pois a escola fica impedida de ministrar aulas de educação sexual, independentemente do consentimento dos pais ou responsáveis legais. Pior, o texto do projeto define a educação sexual como qualquer atividade que trate de temas relacionados à sexualidade, incluindo a disciplina de Biologia, ou seja, até mesmo questões científicas ficariam proibidas.
O parlamentar alega que a educação sexual nas escolas pode entrar em conflito com os valores de algumas famílias e, portanto, mesmo com o consentimento dos pais, não deve ser ministrada. "Acreditamos que a família é o principal responsável pela educação sexual dos filhos. Os pais ou responsáveis legais estão em melhor posição para abordar esse assunto de forma adequada, respeitando os valores e crenças da família", destaca o deputado.
"A educação sexual ministrada nas escolas pode ser inadequada para algumas famílias, pois pode conflitar com seus valores e crenças. Nesses casos, a escola não deve ministrar esse conteúdo, mesmo com o consentimento dos pais ou responsáveis legais", diz o parlamentar em sua justificativa.
Segundo ele, a lei proposta tem como objetivo proteger o direito das famílias de educar seus filhos de acordo com suas próprias convicções. "A presente lei visa proteger o direito das famílias de educar seus filhos de acordo com suas convicções", finalizou Nogueira.
Confira a íntegra do projeto aqui.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares


Projeto proíbe educação sexual nas escolas de educação básica 




