Menu
Menu
Busca sexta, 20 de fevereiro de 2026
Gov IPVA Fev26
Política

Riedel vai representar estados em comissão no STF sobre marco temporal

Governador pontuou que MS tem papel importante nessa discussão por ter a terceira maior população indígena do Brasil

23 julho 2024 - 17h25Gabrielly Gonzalez, com Gov MS    atualizado em 24/07/2024 às 07h18

"Responsabilidade muito grande em representar os 27 governadores do país nesta comissão que vai discutir uma questão tão imprescindível para garantir segurança jurídica e a paz no campo", disse o governador Eduardo Riedel sobre ter sido escolhido pelo Fórum Nacional de Governadores para ser o representante titular dos entes federativos na Comissão Especial que vai tratar das ações que envolvem o marco temporal para demarcação de terras indígenas. A criação da comissão foi determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

"Mato Grosso do Sul tem um papel importante nessa discussão por ter a terceira maior população indígena do Brasil e, também, por ser uma potência de relevância internacional na agropecuária e na preservação ambiental", afirmou o chefe do executivo estadual.

O ministro Gilmar Mendes, do STF, é relator das ações protocoladas na Corte Suprema sobre o tema. Em abril o ministro negou pedido para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco temporal e determinou que a questão deverá ser discutida previamente durante audiências de conciliação. As reuniões estão previstas para seguir até 18 de dezembro.

Gilmar marcou para 5 de agosto o início dos trabalhos da comissão de conciliação e também fixou a quantidade de representantes que o Congresso e entidades que atuam na proteção dos indígenas terão na comissão. A Apib (Articulação dos Povos Indígenas) terá seis representantes.

A Câmara dos Deputados e o Senado terão três membros cada um. O Governo Federal terá quatro representantes, que deverão ser indicados pela AGU (Advocacia-Geral da União), pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas, além da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS recebe encontro nacional de gestores para discutir planejamento e orçamento
Política
MS recebe encontro nacional de gestores para discutir planejamento e orçamento
Sessão desta quinta-feira
Política
Câmara aprova novo Prodes e garante mais segurança para empresários da Capital
Wilson Lands e Leinha
Política
Vereadores do Avante articulam intervenção na direção estadual
TCU fará visitas domiciliares para conferir dados do CadÚnico em 1.544 municípios
Transparência
TCU fará visitas domiciliares para conferir dados do CadÚnico em 1.544 municípios
Ministros do STF - Foto: Rosinei Coutinho
Política
Ministros do STF podem ser convidados a comparecer na CPI do Crime Organizado
Lula em seu discurso em missão na Índia
Política
Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU
Vereador Carlos Augusto Borges, o "Carlão" - Foto: Sarah Chaves
Política
Líderes do PSB em MS vão à Brasília nos próximos dias para alinhar comando partidário
Pichações com insígnia de facção - Foto: Reprodução
Política
Senado analisa criação de cadastro para vítimas expulsas de casa por facções criminosas
Papy, comentou a proposta em plenário
Política
Vereadores votam mudanças no Prodes nesta quinta-feira
Sessão da Alems
Política
Cadastro de condenados por violência doméstica entra em votação na ALEMS

Mais Lidas

Ederson foi assassinado com vários disparos
Polícia
Jovem foi assassinado com mais de 30 tiros na frente da esposa em Campo Grande
Foto: Sectur
Cultura
Apuração define campeã do Carnaval 2026 em Campo Grande
Equipes da polícia estiveram no local
Polícia
Jovem é assassinado durante a madrugada em bairro de Campo Grande
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/2/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/2/2026