Menu
Menu
Busca sexta, 05 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Política

Riedel vira referência para mídia nacional sobre reforma tributária

Facilidade do governador de MS em debater sobre o tema abre atalho com grande imprensa

30 agosto 2023 - 14h06Gabrielly Gonzalez    atualizado em 30/08/2023 às 14h42

O Governador Eduardo Riedel tem se tornado referência para a mídia nacional, isso porque ele vem tomando a frente em debates importantes para definir os rumos do país e, consequentemente, de Mato Grosso do Sul. Essa é a uma realidade evidente na discussão da reforma tributária.

Nesta quarta-feira (30), Riedel conversou com a emissora de TV Band News para explicar o desenrolar dos debates da reforma promovidos pelo Senado. "Foi uma demonstração de democracia ao discutir um tema extremamente importante para o Brasil", falou o governador sobre o encontro de governadores realizado no Senado na segunda-feira.

Riedel completa que Mato Grosso do Sul se fez presente para expor as preocupações com a reforma, entre elas a perda de receitas sem a devida compensação. "O modelo a ser aplicado mexe no conceito e é muito bom para o setor produtivo. Ele cria uma facilidade, simplicidade, mas temos que definir muito bem os critérios para que haja essa compensação, a garantia das perdas de municípios e estados que estejam nessa situação, como a nossa", explicou.

Chefe do executivo estadual destacou ainda ser a favor da reforma, mas que temas como a garantia de perdas e a formação do conselho federativo precisam ser alvo de maior atenção.

Seguro-receita

Uma das cobranças de Eduardo Riedel é que todas as perdas de receita que a nova legislação for promover sejam compensadas por inteiro pelo fundo de desenvolvimento que, por ora, é chamado de seguro-receita. Caso aconteça o contrário, Riedel já falou que isso comprometerá a capacidade de investimento de estados e municípios, causando efeito contrário ao proposto na reforma, que é o de fomentar o desenvolvimento do Brasil.

"Acredito que vai ter mudanças de formas e procedimentos, mas não do conceito. Temos uma reforma estruturada dentro do conceito que é a tributação do consumo e isso permanece, no meu entendimento. Mas claro que o Senado vai debater temas como os critérios para a recomposição. Chegou da Câmara com o limite de 3% da parcela do IBS. Meu questionamento é se 3% é suficiente para essa recomposição", indaga Riedel ao comentar sobre mudanças no texto.

O governador completou dizendo que o valor necessário para repor as possíveis perdas de estados e municípios ainda é desconhecido e, assim, ao invés de fixar um porcentual desde já, deve ser imposto um texto indique destinação suficiente para tal cobertura.

Discussão em aberto

Apesar da agilidade com que foi aprovada na Câmara dos Deputados, a reforma tributária deve ser alvo de mais debates no Senado, aponta Riedel. Segundo ele, municípios serão ouvidos para agregar demandas para se alcançar um texto equilibrado.

 *Eduardo Riedel deu entrevista à BandNews nesta quarta-feira

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nicolas Maduro
Internacional
Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA
Entre os principais pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões
Política
LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação
Renan Contar, Tereza Cristina, Rodolfo Nogueira, Marcos Pollon, Luiz Ovando
Política
Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares
Foto:
Educação
Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
Política
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos
Política
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos
Governador Eduardo Riedel (PP)
Política
CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel
Ex-vereador Eduardo Pereira Romero -
Política
STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas

Mais Lidas

Arquivo Pessoal
Geral
Adolescente desaparecida é encontrada em Campo Grande
Eles afirmam que a ausência do convite impactou emocionalmente o menino
Cidade
Criança autista de 6 anos não foi convidada para formatura em EMEI nas Moreninhas
Câmera flagrou um dos assaltos -
Polícia
VÍDEO: ROMU apreende adolescente após assaltos violentos em Campo Grande
Picape capotou após colisão
Trânsito
Motorista de picape morre em acidente entre Amambai e Ponta Porã