O senado Nelsinho Trad Trad (PSD-MS) entregou nas mãos do presidente da Paraguai Mario Abdo Benitez na última terça-feira (12) um ofício solicitando apoio para dar andamento no projeto da Rota Bioceânica. Junto com ele estava o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, por se tratar de assunto de extremo interesse para Mato Grosso do Sul.
A entrega do ofício aconteceu após o almoço com o presidente da República Jair Bolsonaro no Itamaraty. No documento entregue a Abdo, há a justificativa sobre a necessidade urgente da construção da ponte internacional que ligaria as cidades de Porto Murtinho, no estado Brasileiro de Mato Grosso do Sul, que fica a 431 km de distância de Campo Grande, e Carmelo Peralta, no Paraguai, para o desenvolvimento dos dois países. Essa passagem é uma das bases fundamentais para a Rota Bioceânica que encurtaria a distância com o Oceano Pacífico, e a previsão de custo da construção é de US$ 70 milhões.
“Defendemos a importância da Rota Bioceânica, mas precisamente da Ponte Carmelo Peralta que vai beneficiar muito toda região de Mato Grosso do Sul, em especial Porto Murtinho, uma vez que esse trajeto reduz em quase 7,2 mil km de distância para o mercado asiático”, disse Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional.
Para o secretário Jaime Verruck, a entrega desse ofício e o encontro entre os dois presidentes do Brasil e do Paraguai foram positivos para o estado. “O presidente do Paraguai disse que, depois que foi construída a ponte da amizade entre Brasil e Paraguai, há mais de 54 anos, nunca mais se construiu nenhuma ponte. Ele se comprometeu em fazer três pontes com o Brasil no prazo de cinco anos, a primeira sobre Foz do Iguaçu, a segunda será a de Porto Murtinho e a terceira do Rio Apa”, comentou Verruck.
Dnit
De acordo com Verruck, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(Dnit) está encarregado de fazer o projeto de Ponte Carmelo Peralta, em torno de 11km da rodovia até a cabeceira de acesso ao país vizinho. “Nós temos que terminar a ponte de Porto Murtinho a Carmelo Peralta; esse compromisso é do governo brasileiro, já está no projeto previsto do DNIT, com emendas parlamentares e recursos da União”, explicou o secretário.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

Michelle Bolsonaro Alfineta Soraya Thronicke após Sabatina de Paulo Gonet

Por maioria na Assembleia, Sérgio de Paula é indicado ao TCE-MS

Junior Mochi analisa que palanque independente de Simone cria impasse político

Assembleia analisa PL para atendimento de emergência adaptado a pessoas com TEA

Vereadores discutem projeto que institui o "Dia da Bronquiolite Obliterante" na Capital

Votação da PL Antifacção é adiada para o dia 18 de novembro

Governo Lula vê com preocupação novo relatório sobre combate ao crime organizado

Capitão Contar retorna ao PL e busca vaga para disputar o Senado


Nelsinho Trad entrega ofício ao presidente do Paraguai junto com Jaime Verruck (Assessoria)



