Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande poderão fazer o teste “Ishihara” para diagnóstico do daltonismo, de acordo com a Lei 9.489/19 aprovada na Câmara Municipal na terça-feira (10), durante a 79ª Sessão Ordinária.
A lei de autoria dos vereadores João César Mattogrosso (PSDB) e Cazuza (PP), diz que a Administração Municipal será responsável por assegurar aos alunos a realização do teste, a fim de promover o diagnóstico do daltonismo e a determinação do grau em que ele está afetando a percepção das cores.
O texto prevê ainda que quando diagnosticado, os alunos com daltonismo deverão ser encaminhados para o tratamento adequado. Não há cura para o daltonismo e a pessoa daltônica precisa aprender a conviver com o problema visual. Uma situação recorrente quanto ao diagnóstico é o fato de muitos descobrirem apenas na fase adulta, especialmente durante os exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O vereador João César Mattogrosso, coautor do projeto, ressalta a importância do diagnóstico precoce. “Antecipar esse diagnóstico, sobretudo de forma precoce na fase escolar, torna a adaptação da pessoa com daltonismo muito mais adequada, desde o conteúdo levado ao aluno em sala de aula até questões de convívio social”, pontuou.
Segundo o vereador a importância da proposta ao relacionar o diagnóstico do daltonismo com a educação é fundamental para garantir a qualidade de vida dos alunos, bem como do processo de ensino-aprendizagem.
Após aprovação na Casa de Leis, em duas discussões e votações, a matéria foi enviada para sanção do Executivo
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Autores do projeto: João César Mattogrosso (PSDB) e Cazuza (PP) (Reprodução/Assessoria)



