As considerações do ministro do Exterior Sergei Lavrov sinalizaram que a Rússia está pesando suas opções depois que Snowden, que está no aeroporto de Moscou, quebrou três semanas de silêncio e pediu refúgio à Rússia até que possa obter uma passagem segura para a América Latina.
Washington pediu que Moscou devolva Snowden para os Estados Unidos, onde ele é procurado por acusações de espionagem depois de revelar detalhes de programas secretos de vigilância, e o presidente Barack Obama falou pelo telefone com o presidente russo Vladimir Putin.
"Não estamos em contato com Snowden", atribuíram as agências russas a Lavrov, que teria feito a afirmação no Quirguistão, onde ele assistiu uma reunião de ministros.
Ele disse que soube da reunião de Snowden com ativistas russos de direitos humanos e figuras públicas no aeroporto na sexta-feira pelos meios de comunicação, "assim como todos os outros".
Snowden, que vinha se mantendo fora de vista desde a sua chegada na zona de trânsito do aeroporto em 23 de junho, disse aos ativistas que iria apresentar o seu pedido de asilo no mesmo dia.
Lavrov disse que, sob a lei russa, os requerentes de asilo devem primeiro fazer um apelo oficial para o Serviço Federal de Migração. Mas seu diretor, Konstantin Romodanovsky, disse neste sábado que a agência ainda não havia recebido o pedido de Snowden.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Homem se exibe disparando arma, é abordado e desacata policiais em Dourados

Política
PP está na expectativa por filiação de Riedel

Política
Ação de deputado tem pedido de vista no TSE

Política
Lula adia pronunciamento em rede nacional sobre tarifa de Trump

Política
JD1TV: Novo presidente do PT-MS, Loubet quer "fortalecimento da base militante"

Política
Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação

Política
Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Política
Câmara aprova reajuste de 9% para militares das Forças Armadas

Política
Brasil "segura" até agosto resposta a tarifaço

Política