As considerações do ministro do Exterior Sergei Lavrov sinalizaram que a Rússia está pesando suas opções depois que Snowden, que está no aeroporto de Moscou, quebrou três semanas de silêncio e pediu refúgio à Rússia até que possa obter uma passagem segura para a América Latina.
Washington pediu que Moscou devolva Snowden para os Estados Unidos, onde ele é procurado por acusações de espionagem depois de revelar detalhes de programas secretos de vigilância, e o presidente Barack Obama falou pelo telefone com o presidente russo Vladimir Putin.
"Não estamos em contato com Snowden", atribuíram as agências russas a Lavrov, que teria feito a afirmação no Quirguistão, onde ele assistiu uma reunião de ministros.
Ele disse que soube da reunião de Snowden com ativistas russos de direitos humanos e figuras públicas no aeroporto na sexta-feira pelos meios de comunicação, "assim como todos os outros".
Snowden, que vinha se mantendo fora de vista desde a sua chegada na zona de trânsito do aeroporto em 23 de junho, disse aos ativistas que iria apresentar o seu pedido de asilo no mesmo dia.
Lavrov disse que, sob a lei russa, os requerentes de asilo devem primeiro fazer um apelo oficial para o Serviço Federal de Migração. Mas seu diretor, Konstantin Romodanovsky, disse neste sábado que a agência ainda não havia recebido o pedido de Snowden.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Política
Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Política
Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Política
Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Política
Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Política
Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Política
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Política






