A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou nesta terça-feira (24/12), na Justiça Federal, uma ação para anular uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que trata sobre o aborto legal em crianças.
A resolução alvo dos parlamentares da oposição foi aprovada pela Conanda na segunda-feira (23), por 15 votos a 13, e estabelece a regulamentação do aborto legal para menores vítimas de violência sexual em todo o Brasil.
Na ação, a senadora Damares, que foi ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro, alega que “houve atropelo regimental” na votação da resolução, e aponta que um pedido de vista feito por um membro do conselho foi rejeitado pela presidente do colegiado, Marina De Pol Poniwas.
Damares argumenta que o procedimento adotado na votação viola um artigo do Conanda, que prevê que é “facultado a qualquer conselheiro pedir vistas de matéria ainda não votada, remetendo-se a discussão sobre o tema para a reunião ordinária subsequente, conforme calendário aprovado pelo Plenário”.
Ela ainda pede, além da suspensão da publicação da medida, que a votação seja declarada nula e que representantes do governo envolvidos na votação sejam ouvidos.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

"Cenário é indefinido", Paulo Duarte critica incertezas e avalia saída do PSB

Vereadores analisam proposta que proíbe suspensão de água a famílias com acamados

Deputados votam redação final do orçamento de 2026 para Mato Grosso do Sul

CCJ da Câmara aprova relatório para cassação do mandato de Carla Zambelli

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Orçamento das Cidades em 2026 terá redução e reforço por emendas

Bancada de MS se divide na votação do 'PL da Dosimetria'

Assembleia analisa adesão de MS ao Propag e outras oito matérias

Câmara aprova "PL da Dosimetria"


Senadora Damares Alves protocolou ação contra resolução do Conanda (Foto: Reprodução)



