Os senadores favoráveis à prisão imediata de condenados em segunda instância irão entregar nos próximos dias ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um abaixo-assinado para que o tema seja colocado em votação no Plenário.
O abaixo-assinado conta com 43 assinaturas, e além dele, o grupo de senadores favoráveis ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 166/2018 pretendem apresentar um requerimento de urgência para a tramitação do projeto e se mobilizam por meio de suas redes sociais para pedir apoio à proposta.
“É uma forma de fortalecermos o presidente Davi Alcolumbre dizendo: paute, porque mais da metade, a maioria dos senadores quer que paute e vão aprovar esse projeto de lei do Senado”, escreveu o senador Major Olímpio (PSL-SP) no último dia 25.
O projeto de lei, de autoria do senador Lasier Martins (Podemos-RS), foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em dezembro. Mas a discussão da segunda instância no Senado foi suspensa com um acordo entre parlamentares para que a medida fosse apreciada por meio de proposta de emenda à Constituição — a PEC 199/2019, em tramitação na Câmara.
Pelo acordo, a votação da proposta pelos deputados ocorreria até abril deste ano, a tempo de o Senado aprovar a medida ainda neste primeiro semestre.
“A Frente Parlamentar pela Prisão em Segunda Instância coletou 43 assinaturas pedido a votação imediata do meu PLS 166/2018, que retoma a prisão após condenação em segunda instância. O assunto é urgente, não pode mais esperar”, escreveu Lasier na quarta-feira (26).
A urgência dispensa, durante toda a tramitação da matéria, prazos, intervalos e formalidades regimentais e garante preferência para a inclusão do projeto na ordem do dia do Plenário, o que acelera a votação.
Segundo o Regimento do Senado, as matérias serão incluídas em ordem do dia, por decisão do presidente, segundo sua antiguidade e importância. Medidas provisórias, matérias de iniciativa do presidente da República com prazo de tramitação esgotado e matérias em regime de urgência têm preferência nessa fila.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Gianni Nogueira mantém conversas políticas e não descarta mudança de partido

Assembleia vota projeto que cria 302 cargos no Judiciário de MS

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvio de emendas

Haddad indica secretário-executivo para assumir Ministério da Fazenda

Zé Teixeira pede recursos federais para obras em Nova Alvorada do Sul e Jateí

MDB amplia base e recebe 30 novos filiados da juventude

Prazo de desincompatibilização para eleições de 2026 termina em abril

Criminalizar jornalistas é erro jurídico e ameaça à democracia, diz presidente da OAB-RJ

Câmara vota vetos da prefeitura a emendas no Orçamento e no PPA

No regimento do Senado, as matérias são incluídas na ordem do dia, por decisão do presidente, segundo sua antiguidade e importância (Pedro França/Agência Senado)



