Menu
Menu
Busca sexta, 13 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Política

Sob pressão, Mauricio Macri toma posse como presidente da Argentina

10 dezembro 2015 - 15h29

Via MSN Notícias

O empresário Mauricio Macri tomou posse e prestou juramento nesta quinta-feira (10) como o novo presidente da Argentina diante de um chefe de Estado provisório na cerimônia de transferência de poder. Sua antecessora, Cristina Kirchner, não compareceu devido a um desacordo protocolar.

"Juro por Deus Nosso Senhor e ante os Santos Evangelhos desempenhar com lealdade e honestidade o cargo de presidente da Nação", afirmou Macri, dando fim ao mais longo ciclo político da democracia argentina, liderado pelo casal Néstor e Cristina Kirchner desde 2003. Em seu discurso inaugural, Macri pediu união e que o país deixe para trás qualquer tipo de confronto.

O novo chefe de Estado assume sob pressão para tomar rápidas medidas econômicas e deixar para trás medidas protecionistas adotadas pelo casal Kirchner nos últimos 12 anos. Mauricio Macri, empresário milionário de 56 anos, casado três vezes, pai de quatro filhos e ex-presidente do clube de futebol Boca Juniors, é recebido com os braços abertos pelo setor financeiro e também pelas autoridades diplomáticas de países como Estados Unidos.

Uma dezena de chefes de Estado, entre eles Dilma Rousseff, a chilena Michele Bachelet e o boliviano Evo Morales, participaram da cerimônia de posse, assim como o rei emérito da Espanha, Juan Carlos. Macri encontra um país polarizado depois de vencer com uma diferença mínima o segundo turno das eleições.

Primeira mulher assume província de Buenos Aires

Antes houve a posse dos governadores e da primeira mulher a assumir o cargo na província de Buenos Aires. Trata-se de Mari Eugenia Vidal, cuja vitória nas eleições foi um apoio vital para que Mauricio Macri chegasse à presidência.

"Recebemos esta província quebrada, deficitária e cheia de dívidas", disse a governadora de 42 anos, uma cientista política mãe de três filhos, após prestar juramento. Vidal recebeu os atributos de comando do governador em fim de mandato, Daniel Scioli, o candidato presidencial da ex-presidente Cristina Kirchner, que foi vencido por Macri no segundo turno por 2,78% dos votos.

Diferentemente de Kirchner, que não quis entregar o comando a Macri por divergências protocolares, Scioli entregou a faixa e desejou "muita sorte" a sua sucessora, que deverá governar esta província com o tamanho da Itália e que com seus quase 16 milhões de habitantes conta com 38% da lista eleitoral do país.

Macri também compareceu à cerimônia, antes de se dirigir ao seu próprio juramento no Congresso Nacional. "A província que diziam que só podia ser governada por homens será administrada pela primeira vez por uma mulher", disse Vidal diante da Assembleia Legislativa ao afirmar que trabalhará para todos.

Vidal, da aliança liberal de direita Cambiemos, liderada por Macri, venceu o ex-chefe de gabinete de Kirchner, Aníbal Fernández, por mais de cinco pontos nas eleições de 25 de outubro.

 

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputado e correligionários - Foto: Sarah Chaves
Política
Paulo Duarte quer encontro com a direção nacional do PSB antes de sair do partido
Barbosinha
Política
Barbosinha confirma saída do PSD e avalia filiação ao Republicanos
Foto: Divulgação
Política
PSDB organiza ato de filiação para ampliar base em Campo Grande
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet
Política
Sem definir partido, Simone confirma disputa ao Senado por São Paulo
Presidente Lula
Política
Lula pode vir a Campo Grande antes de conferência da ONU sobre espécies migratórias
Deputados analisam projeto que amplia informação sobre depressão infantil
Política
Deputados analisam projeto que amplia informação sobre depressão infantil
Foto: Izaias Medeiros
Política
Câmara de Campo Grande analisa criação da Clínica da Família itinerante
A ação aconteceu na manhã de hoje
Política
Pessoas em situação de rua são encontradas morando em capelas de cemitério em Corumbá
O encontro aconteceu nesta quarta
Política
Fórum nacional reúne secretários estaduais para discutir planejamento governamental em MS
Equipamentos de monitoração eletrônica (tornozeleira) -
Política
Câmara aprova uso obrigatório de tornozeleira por agressores de mulher

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande
Criança estava na rua
Polícia
Criança de 4 anos é encontrada sozinha em rua do Aero Rancho