O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aplicou nesta quinta-feira (7), a Resolução de n° 23.551/2017, num caso de publicação de notícias falsas, as chamadas "fake news", atendendo a representação do diretório nacional da Rede Sustentabilidade, em favor de Marina Silva, pré-candidata a presidência pelo partido.
A legenda fez a denuncia, alegando a divulgação de notícias falsas por meio de um perfil anônimo no Facebook. A página divulgou cinco textos, que possuem informações consideradas falsas, ofendendo a imagem de Marina Silva, associando as postagens com delações nas Operações Lava jato.
Na representação apresentada ao TSE, a Rede Sustentabilidade apresentou provas, afirmando que a pré-candidata do partido não figura como ré ou investigada em nenhum processo relacionado à Lava Jato.
O ministro substituto Sérgio Banhos, deferiu o pedido de liminar, determinando ao Facebook remover as postagens em até 48 horas. Ainda, a empresa terá que apresentar também, os registros de acessos a uma das publicações, dados sobre a origem do cadastro da página responsável pelas publicações, além dos dados pessoais de seu criador e administradores no prazo de até dez dias.
O ministro ressaltou que as publicações questionadas pelo partido realmente apresentam indícios de serem "fake news", como manchetes sensacionalistas, erros gramaticais e de coesão, além de emprego de expressões de julgamento e extremismo. A norma regulamenta a propaganda eleitoral no pleito de 2018.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira







