O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aplicou nesta quinta-feira (7), a Resolução de n° 23.551/2017, num caso de publicação de notícias falsas, as chamadas "fake news", atendendo a representação do diretório nacional da Rede Sustentabilidade, em favor de Marina Silva, pré-candidata a presidência pelo partido.
A legenda fez a denuncia, alegando a divulgação de notícias falsas por meio de um perfil anônimo no Facebook. A página divulgou cinco textos, que possuem informações consideradas falsas, ofendendo a imagem de Marina Silva, associando as postagens com delações nas Operações Lava jato.
Na representação apresentada ao TSE, a Rede Sustentabilidade apresentou provas, afirmando que a pré-candidata do partido não figura como ré ou investigada em nenhum processo relacionado à Lava Jato.
O ministro substituto Sérgio Banhos, deferiu o pedido de liminar, determinando ao Facebook remover as postagens em até 48 horas. Ainda, a empresa terá que apresentar também, os registros de acessos a uma das publicações, dados sobre a origem do cadastro da página responsável pelas publicações, além dos dados pessoais de seu criador e administradores no prazo de até dez dias.
O ministro ressaltou que as publicações questionadas pelo partido realmente apresentam indícios de serem "fake news", como manchetes sensacionalistas, erros gramaticais e de coesão, além de emprego de expressões de julgamento e extremismo. A norma regulamenta a propaganda eleitoral no pleito de 2018.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Tarcísio chega em comboio à Papuda para visitar Bolsonaro

TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais

Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas

Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro

Ana Portela vê manifestação em Brasília como marco político para 2026

Planalto reforça segurança antes da chegada de Nikolas Ferreira em Brasília

No Dia do Aposentado, Beto Pereira reforça debate sobre fraudes no INSS






