A deputada Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato neste domingo (14), em movimento que encerra o impasse entre a Câmara e o Supremo Tribunal Federal após sua condenação criminal. A decisão foi comunicada à Secretaria-Geral da Mesa, e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que dará posse ao suplente Adilson Barroso (PL-SP).
Segundo nota divulgada pela Câmara, "o presidente da Câmara dos Deputados determinou a convocação do suplente, deputado Adilson Barroso (PL-SP), para tomar posse".
A renúncia ocorre após dias de tensão. Embora o plenário tenha rejeitado a cassação na quinta-feira (11), desafiando ordem do STF, Motta estava obrigado a cumprir a determinação judicial que declarava a perda automática do mandato em razão da condenação. A saída negociada permitiu encerrar o confronto com o Supremo e evitar novas punições ao presidente da Câmara.
Zambelli foi condenada pelo STF em maio à perda de mandato e a dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do CNJ, com apoio do hacker Walter Delgatti Neto. A parlamentar está presa na Itália, para onde fugiu após a sentença.
A decisão do STF, inicialmente proferida por Alexandre de Moraes e depois ratificada pela Primeira Turma, classificou como “ato nulo” a votação que havia preservado o mandato da deputada. Para os ministros, a cassação em casos de condenação criminal é consequência automática, cabendo à Câmara apenas declarar a perda do mandato.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6x1, diz líder

Guilherme Boulos vem a Campo Grande na próxima quinta-feira

Homem é preso por violência doméstica e ameaça bebê de 6 meses em Campo Grande

Votação sobre alta da taxa do lixo é adiada e audiência pública é marcada na Capital

Riedel diz que ano eleitoral traz desafios, mas garante foco em projetos para MS

Derrubada de veto sobre aumento do IPTU pode parar na Justiça, diz Papy

Câmara de Deodápolis responde promotor e nega irregularidades em pagamentos de diárias

Soraya reforça atuação transversal com apoio governista, mas descarta ida ao PT

Reinaldo Azambuja vai à Brasília para discutir chapas do PL nesta quarta-feira

Carla Zambelli, ex-deputada federal (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados )



