Menu
Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2026
Assembleia Maio26
Saúde

A confusão de sempre - Outra pesquisa diz que transporte público é seguro

Diferença nos resultados de estudos e levantamentos é a marca da pandemia

10 agosto 2020 - 17h09Da Redação, com informações da ATP e Consórcio Guaicurus    atualizado em 10/08/2020 às 17h17

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou nesta segunda-feira (10), uma pesquisa que revela que o transporte público é um dos locais com maiores riscos de disseminação da Covid-19, levantamento que contesta uma publicação feita no começo de junho pela Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP).

Conforme  dados da universidade, as pessoas mais pobres, que tiveram que continuar se deslocando para o trabalho durante a pandemia, são as maiores vítimas. A correlação é menor nos distritos com maior número de pessoas que usam carro.

No entanto, o levantamento da ATP mostra o contrário, principalmente porque as empresas de ônibus vêm adotando medidas sanitárias relevantes, como ocorre também em Campo Grande.

A pesquisa da ATP foi feita com base em teste por amostragem, realizado em colaboradores das empresas privadas de ônibus, onde nenhum deles foi detectado com o novo corona vírus.

Foi aplicado o teste por IgG/IgM em 90 funcionários – 72% cobradores e 28% motoristas. A amostragem representa 5% da tripulação ativa atualmente que é de 1.780 motoristas e cobradores (referente às empresas privadas).

O levantamento constatou que o transporte não é um meio potencial de transmissão do coronavírus. Pelo contrário, é mais seguro.

Campo Grande

Na capital sul-mato-grossense, o Consórcio Guaicurus, em conjunto com a Prefeitura em parceria com o Sets/Senat, lançou em julho a campanha “Tá seguro usar o transporte coletivo”, que reúne uma série de ações desenvolvidas que garantem a segurança no transporte coletivo.

Com a campanha ficou estipulado blitzes e medição de temperatura corporal de passageiros, assim como dos 1,2 mil colaboradores do Consórcio Guaicurus. Além disso, eles passaram a realizar cursos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) também é responsável pela desinfecção diária desinfecção das áreas de circulação dos passageiros e também dos banheiros

Além disso, todos os passageiros, motoristas e demais colaboradores são obrigados a usar máscaras. E nos terminais os usuários recebem folhetos com informações sobre as medidas que todos devem adotar para frear a disseminação da pandemia.

 

Reportar Erro
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Comportamento
Mãe perde filho para a depressão, faz alerta nas redes e emociona milhares de pessoas
Em relação à dengue, o Estado soma 5.126 casos prováveis e 1.077 confirmações em 2026
Saúde
MS registra mais de 12,8 mil casos prováveis de chikungunya e chega a 21 mortes em 2026
Planos devem aumentar
Saúde
Plano de saúde individual terá reajuste máximo de 5,11%, decide ANS
O novo imunizante substituirá a atual vacina 10-valente
Saúde
SUS vai ofertar vacina pneumocócica 20-valente a partir de junho
Bets são virais no Brasil
Saúde
Mais de meio milhão de pessoas bloquearam acesso a sites de apostas
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
Saúde
Humap realiza mutirão com mais de 350 atendimentos para idosos na Capital
Ao todo, foram aplicadas 10.130 doses da vacina
Saúde
Drive-thru da gripe termina com mais de 10 mil vacinados na Capital
Caneta emagrecedora foi aprovada pela Anvisa
Saúde
Anvisa aprova primeira caneta análoga ao Ozempic para diabetes
Foto: Divulgação
Saúde
Idosa de 82 anos é a 13ª vítima da Chikungunya em Dourados
Ambulância - Foto: Ilustrativa
Saúde
Hérnia sai do umbigo, vai para o saco escrotal e mata homem em Campo Grande

Mais Lidas

Foto: Arquivo pessoal
Polícia
Discussão termina em morte dentro da Ceasa de Campo Grande
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Comportamento
Mãe perde filho para a depressão, faz alerta nas redes e emociona milhares de pessoas
UPA Universitário, em Campo Grande
Polícia
AGORA: Dois suspeitos são feridos em confronto com a PM em Campo Grande
Prisão aconteceu em Campo Grande pela Denar
Polícia
Mulher de 33 anos é presa em Campo Grande por lavar dinheiro para o CV