Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Aguas - super banner
Saúde

A confusão de sempre - Outra pesquisa diz que transporte público é seguro

Diferença nos resultados de estudos e levantamentos é a marca da pandemia

10 agosto 2020 - 17h09Da Redação, com informações da ATP e Consórcio Guaicurus

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou nesta segunda-feira (10), uma pesquisa que revela que o transporte público é um dos locais com maiores riscos de disseminação da Covid-19, levantamento que contesta uma publicação feita no começo de junho pela Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP).

Conforme  dados da universidade, as pessoas mais pobres, que tiveram que continuar se deslocando para o trabalho durante a pandemia, são as maiores vítimas. A correlação é menor nos distritos com maior número de pessoas que usam carro.

No entanto, o levantamento da ATP mostra o contrário, principalmente porque as empresas de ônibus vêm adotando medidas sanitárias relevantes, como ocorre também em Campo Grande.

A pesquisa da ATP foi feita com base em teste por amostragem, realizado em colaboradores das empresas privadas de ônibus, onde nenhum deles foi detectado com o novo corona vírus.

Foi aplicado o teste por IgG/IgM em 90 funcionários – 72% cobradores e 28% motoristas. A amostragem representa 5% da tripulação ativa atualmente que é de 1.780 motoristas e cobradores (referente às empresas privadas).

O levantamento constatou que o transporte não é um meio potencial de transmissão do coronavírus. Pelo contrário, é mais seguro.

Campo Grande

Na capital sul-mato-grossense, o Consórcio Guaicurus, em conjunto com a Prefeitura em parceria com o Sets/Senat, lançou em julho a campanha “Tá seguro usar o transporte coletivo”, que reúne uma série de ações desenvolvidas que garantem a segurança no transporte coletivo.

Com a campanha ficou estipulado blitzes e medição de temperatura corporal de passageiros, assim como dos 1,2 mil colaboradores do Consórcio Guaicurus. Além disso, eles passaram a realizar cursos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) também é responsável pela desinfecção diária desinfecção das áreas de circulação dos passageiros e também dos banheiros

Além disso, todos os passageiros, motoristas e demais colaboradores são obrigados a usar máscaras. E nos terminais os usuários recebem folhetos com informações sobre as medidas que todos devem adotar para frear a disseminação da pandemia.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
MS tem 926 novos casos de coronavírus; 463 são da capital
Saúde
Nesta manhã, 14 pediatras estarão distribuídos nas UPA's e CRSs
Saúde
Das 1.179 mortes pelo coronavírus em MS, a capital chega aos 500 óbitos
Saúde
Confira a escala médica nas UPAs e CRSs nesta segunda
Saúde
Covid-19: Taxa de contágio cai pela primeira vez no Estado
Saúde
MS registra 10 novos óbitos e 382 novas infecções de Covid-19
Saúde
Confira quais UPAs contam com clínico geral e pediatras neste domingo
Saúde
Ministério da Saúde lança guia de orientações para volta das aulas presenciais
Saúde
Brasil passou das 135 mil mortes por covid-19 e acumula 4,4 milhões de casos
Saúde
MS registra 14 óbitos e 649 novas infecções de Covid-19

Mais Lidas

Brasil
Elias Maluco é encontrado morto em presídio
Internacional
Noivo descobre traição antes do casamento e se vinga
Polícia
Pitbull invade quintal e ataca jovem e dona diz que "não pode fazer nada"
Polícia
Corpo de cabeleireiro é encontrado em rio