A Prefeitura Municipal, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), confirmou nesta segunda-feira, o primeiro caso de dengue tipo 3 registrado em Campo Grande. Este é o primeiro caso deste sorotipo no município em quase duas décadas.
De acordo com comunicado da Sesau, a paciente é uma mulher, de 35 anos, que apresentou os primeiros sintomas no dia 23 de janeiro deste ano. O quadro clínico não apresentou evolução e a paciente teve uma boa recuperação, não necessitando de internação.
A confirmação do caso reacende um alerta para a população sobre a importância de seguir as orientações de saúde, como evitar o descarte de lixo em terrenos baldios e adotar medidas preventivas.
Vale lembrar que o último registro de circulação do sorotipo 3 da dengue na Capital ocorreu em 2007, o que significa que grande parte da população, especialmente os mais jovens, nunca teve contato com este vírus.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca que este é um cenário preocupante, pois muitas pessoas podem estar expostas ao vírus. “Por isso, é crucial seguir todas as orientações que estamos passando. Tire pelo menos 10 minutos do seu dia para limpar o seu quintal”.
Vacinação
Além das medidas de prevenção diárias, a vacinação é uma das formas mais eficazes de proteção contra a dengue. Campo Grande disponibiliza o imunizante para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em todas as 74 USFs (Unidades de Saúde da Família), mas a adesão ainda está abaixo do esperado.
Dos 61 mil jovens nessa faixa etária no município, apenas 20 mil tomaram a primeira dose, e apenas 8 mil completaram o esquema vacinal.
Atenção aos sinais e sintomas da dengue
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e pelo menos duas das seguintes manifestações:
• Dor de cabeça
• Prostração
• Dores musculares e/ou articulares
• Dor atrás dos olhos
Deve procurar imediatamente um serviço de saúde para obter um tratamento oportuno. A detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações. E evitar a automedicação.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

UPAs atendem com 21 pediatras durante o dia em quatro unidades na Capital; veja os locais

Ministério da Saúde injeta R$ 30 milhões no programa do "teste do pezinho" no país

Saúde nas vendas é tema do Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira

Técnico em optometria é proibido pela Justiça de atuar sem supervisão médica na Capital

É Lei: Farmácias devem divulgar lista de medicamentos ofertados pelo 'Farmácia Popular'

Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta

JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada

Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado

Com Campo Grande na lista, 46 cidades terão atendimento noturno nas UBS
