Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

Covid: Governo MS divulga plano de vacinação

Estratégia é ampla e prevê até troca imediata de veículos em caso de quebra

17 janeiro 2021 - 08h42Marcos Tenório    atualizado em 17/01/2021 às 08h45

Faltando poucos dias para a eventual abertura da campanha de vacinação nacional contra o novo coronavírus, em todo território nacional, o governo de Mato Grosso do Sul lançou o Plano Estadual Conjunto de Distribuição de Imunizantes e Insumos contra a Covid-19. A resolução foi publicada na edição de quinta-feira (14) do Diário Oficial Eletrônico (DOE).

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) dará apoio à Secretaria de Estado de Saúde (SES) na distribuição das doses assim que chegarem ao Estado. Segundo o plano, todo o processo de entrega nos 78 municípios do interior será realizado em um único dia.

Serão disponibilizadas mais de 20 viaturas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) que darão apoio à equipe de transporte da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Ceve). A SES ainda fez uma recomendação, para que nenhum dos quatro órgãos use veículos com capota solar para evitar a perda do imunizante.

Ainda foi recomendado para as forças de segurança e a Ceve, que elas estejam preparadas para substituir quaisquer viaturas que apresentem problemas mecânicos durante as entregas. As vacinas, seringas e agulhas também serão entregues nos municípios. O Estado lançou licitação para aquisição desses insumos e pediu ao ministério, mas já tem estoque suficiente para iniciar a imunização.

Fases da vacinação

Fase 1 - Na primeira fase da vacinação, apenas trabalhadores da saúde, População idosa a partir dos 75 anos de idade Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (como asilos e instituições psiquiátricas), indígenas maiores de 18 anos serão vacinados e Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas. O Ministério da Saúde tem três datas para iniciar a campanha: 20 de janeiro, 10 de fevereiro ou após essa última.

Obs: Os grupos prioritários estabelecidos inicialmente no Plano Nacional de Vacinação do COVID19 está sujeito a alterações, conforme quantitativo de doses, produção e laboratório. 

Grupos prioritários ainda não elencados nas fases da campanha estabelecido pelo Ministério da Saúde: pessoas de 80 anos ou mais; trabalhadores em educação; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas com deficiências permanentes severas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário e metroviário de passageiros; trabalhadores de transporte aéreas; trabalhadores de portuários; população privada de liberdade.

Fase 2 - pessoas com 60 anos a 74 anos.

Fase 3 - pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras).

Vacina

A previsão é que Mato Grosso do Sul receba 1,7 milhão de doses para aplicar as duas doses em 890,6 mil pessoas do grupo de risco. A SES já havia adiantado que a vacinação vai começar 48 horas após receber o imunizante.

Expectativa do Governo

A expectativa do governo espera a diminuição de aproximadamente 50% nas internações por Covid-19 quando a CoronaVac estiver sendo aplicada. 

Segundo os dados que foram divulgados pelo Butantan, a vacina é 100% eficaz em casos graves da doença. Desta forma, foram cruzadas as idade de pacientes internados no Estado, a partir dos microdados divulgados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
A eficácia da CoronaVac

Divulgado pelo Butantan que a eficácia geral da Coronavac é de 50,38%. Entretanto, é preciso ter em mente que o índice significa que mais de 50% das pessoas que forem imunizadas não serão infectadas pelo coronavírus.

O Instituto Butantan já havia publicado dados detalhados da eficácia da vacina em casos isolados. A CoronaVac é 100% eficaz em casos graves e moderados. Então, das pessoas que ainda pegarem Covid-19, nenhuma deve ter complicações graves da doença.

Para casos leves, a vacina é 78% eficaz. Ou seja, de um grupo de 100 pessoas que receberem a imunização e foram infectadas pelo vírus, 78 não terão evolução no quadro da doença, ainda que sintam algum sintoma leve.
 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fumacê
Saúde
Fumacê passa pelo Los Anges e Seminário nesta quarta-feira
Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Chega a 15 o número de mortes por dengue em MS este ano
Teste Covid-19
Saúde
Covid-19: MS confirma 29 novos casos da doença em uma semana
Médicos
Saúde
Confira a escala médica nas UPAs da Capital neste domingo
Cigarro eletrônico
Saúde
Por unanimidade, Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos
Plantão de vacinação
Saúde
Shopping Bosque dos Ipês tem plantão de vacinação neste sábado
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Saúde
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
Saúde
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Saúde
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB
Saúde
Covid-19: novas vacinas chegam na próxima semana

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'
Polícia
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'