Menu
Menu
Busca quinta, 26 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Saúde

Com menos casos, aumenta dificudade em testar vacina contra dengue

Vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan é uma aposta da saúde em nível mundial

20 dezembro 2018 - 19h34Da redação com Agência Brasil    atualizado em 21/12/2018 às 22h54

A diminuição do número de casos de dengue no Brasil tem dificultado o desenvolvimento da vacina contra a doença. Com menos infectados, a circulação do vírus na população é menor, o que está afetando a terceira e última fase do estudo clínico da vacina. O problema ocorre principalmente entre as crianças de 2 a 6 anos, a faixa etária mais difícil de ser recrutada para os testes.

Segundo o diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, Alexander Precioso, a terceira fase do estudo clínico começou em 2016 e está sendo realizada em 14 centros de pesquisa clínica, distribuídos em cinco regiões do país, e envolverá, até o seu final, 17 mil voluntários. Até o momento, 15,5 mil já foram recrutados.

Após receber a vacina, os voluntários são acompanhados por cinco anos para comprovar a eficácia da vacina. A estimativa para conclusão do desenvolvimento da vacina, iniciado há cerca de dez anos, é de seis a 15 anos. “O tempo clássico para o desenvolvimento de uma vacina é habitualmente de seis a 15 anos, sendo muito mais próximo dos 15 anos. Entre 12 e 15 anos é o período considerado mais recorrente para o desenvolvimento de novas vacinas”, disse Precioso.

Segundo o Butantan, a vacina desenvolvida pelo Instituto é uma aposta da saúde em nível mundial, já que deverá prevenir os quatro subtipos do vírus da dengue, poderá ser indicada para pessoas de dois a 59 anos e deve funcionar também para pessoas que não tiveram a doença anteriormente. A vacina está na terceira fase do estudo clínico, sendo testada em humanos.

Assim que concluída essa fase, e após o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina poderá ser disponibilizada à população.

A vacina do Butantan age contra os quatro vírus da dengue e é liofilizada (em pó), podendo ser diluída e também conservada em refrigeradores. “Até o momento, todos os dados coletados tanto na fase dois como na três têm confirmado a segurança da vacina, que tem causado pouquíssimas reações adversas, semelhantes às de outras vacinas”, disse Precioso. “Os resultados preliminares também têm mostrado que, com apenas uma dose, a vacina é capaz de estimular o sistema imunológico dos vacinados de forma que seja possível protegê-los contra os quatro tipos da dengue”.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde nas vendas é tema do Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira
Saúde
Saúde nas vendas é tema do Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira
Óculos -
Justiça
Técnico em optometria é proibido pela Justiça de atuar sem supervisão médica na Capital
Foto: PMCG
Saúde
É Lei: Farmácias devem divulgar lista de medicamentos ofertados pelo 'Farmácia Popular'
Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta
Saúde
Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta
JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada
Saúde
JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada
Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Saúde
Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Unidades terão atendimento noturno
Saúde
Com Campo Grande na lista, 46 cidades terão atendimento noturno nas UBS
Casa da Saúde, em Campo Grande
Saúde
Casa da Saúde fecha no feriadão e remédios podem ser retirados até quarta
Divulgação/MS
Saúde
Estados e Municípios podem aderir ao Mais Médicos Especialistas até 30 de junho
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado
Saúde
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado

Mais Lidas

JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Internacional
JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
Polícia
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
João Augusto Borges e sua filha, Sophie Eugênia Borges, de 10 meses, morta por ele
Polícia
JD1TV: Câmeras flagraram assassino queimando os corpos da esposa e da filha de 10 meses
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto
Polícia
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto