Menu
Menu
Busca sexta, 30 de janeiro de 2026
Saúde

Encontro reúne comissões de doação de órgãos, na Santa Casa

O evento aconteceu no Auditório Carroceiro Zé Bonito e foram ministradas seis palestras no decorrer da manhã

28 abril 2019 - 14h25Da redação com assessoria

A Santa Casa de Campo Grande realizou na manhã desta quinta-feira, dia 25, o ENCIHDOTT - Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. O evento aconteceu no Auditório Carroceiro Zé Bonito e foram ministradas seis palestras no decorrer da manhã.

A abertura do encontro foi realizada pelo Diretor Secretário da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, Arly Rosa, que representou o presidente da instituição que está em férias. Arly parabenizou as instituições envolvidas pela iniciativa e ressaltou que a troca de informações ocorridas no evento beneficiará os pacientes transplantados. “Nos agrada saber que os frutos de um encontro como este vão beneficiar as pessoas que precisam de um órgão para continuar a viver”, disse.

Em seguida a palavra foi passada à Coordenadora Estadual de Transplantes, Claire Carmem Miozzo, que falou, também, em nome da Superintendente da Secretaria Estadual de Saúde, Dra. Mariana Croda, e da Coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Solange Glória. Claire agradeceu a todos e falou que o encontro era um sonho acalentado por sua coordenação e expressou o desejo de realiza-lo em outras regiões do Estado.

A coordenadora da OPO - Organização de Procura de Órgãos, sediada na Santa Casa, Dra. Patrícia Berg Leal, sucedeu à Claire no uso da palavra e, após agradecer a presença de todos, ressaltou a oportunidade proporcionada pelo encontro para a padronização de condutas entre as mais diversas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgão e Tecido para Transplante. Dra. Patrícia lembrou da importância da evolução dos trabalhos para salvar vidas. “De acordo com a ABTO, a fila em dezembro era de mais de 34 mil pessoas à espera de um órgão, portanto são muitos os pacientes que dependem da atuação das Comissões para voltar a ter qualidade de vida”, disse.

Em seguida teve início o ciclo de palestras do evento com Claire Miozzo falando sobre o “Sistema Nacional de Transplantes e a Central Estadual”, na sequência o palestrante foi o médico Neurocirurgião da Santa Casa, Dr. Eurico Feltrin, que ministrou sobre o “Diagnóstico de morte encefálica”. A médica instensivista e coordenadora da OPO, Dra. Patrícia Berg Leal palestrou em seguida sobre o tema, “Manutenção do potencial doador”.

Às 10h, a médica diretora do Banco de Olhos da Santa Casa, Dra. Cristiane Bernardes, falou sobre o Banco de Olhos e a doação de córneas. O enfermeiro da OPO, Rodrigo Correa Gomes, falou aos presentes sobre a “Comunicação de más notícias e a entrevista familiar”. Para finalizar a enfermeira coordenadora da OPO, Ana Paula das Neves, explanou sobre o “Papel da OPO no Estado de MS”.

Todas as palestras foram sucedidas por debates relacionados ao tema abordado e estavam presentes profissionais representantes de hospitais da Capital e interior do Estado. O evento foi promovido pela Santa Casa de Campo Grande, Central Estadual de Transplantes, Organização de Procura de Órgãos e Banco de Olhos da Santa Casa com apoio da Coordenação de Eventos do hospital.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dr. Gustavo Rapassi
Saúde
Saúde e Bem-Estar: Cirurgião detalha tratamentos e indicações para transplante de fígado
Foto: Reprodução Denúncia
Cidade
Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos
Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso
Saúde
Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso
Cannabis poderá ser usada na produção de remédios
Saúde
Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país
Com fluxo definido e equipes capacitadas, SES inicia aplicação do Nirsevimabe e amplia proteção de bebês em todo o território sul-mato-grossense
Saúde
Com mais de 400 doses, SES inicia estratégia de imunização contra o VSR em fevereiro
Sal foi reprovado em teste de iodo; pó contém materiais plásticos
Saúde
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração
Tomógrafo de última geração reforça parque tecnológico do Hospital Regional
Saúde
Tomógrafo de última geração reforça parque tecnológico do Hospital Regional
Foto: Ilustrativa -
Justiça
Juiz aponta 'desorganização' e manda sequestrar R$ 301 mil da prefeitura para cirurgia
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Justiça
Justiça manda prefeitura de Campo Grande nomear médica aprovada em concurso de 2019
Divulgação/ HU-UFGD/Ebserh
Saúde
Hospital Universitário abre residência em Saúde Indígena e Neonatologia em Dourados

Mais Lidas

Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste