Menu
Menu
Busca quarta, 20 de agosto de 2025
Saúde

Hospital Regional terá 'Dia D' para cadastro de doadores de medula óssea

O transplante de medula óssea é a única forma de salvar portadores de leucemia e de algumas outras doenças do sangue

24 julho 2024 - 13h25Da Redação, com Comunicação FUNSAU/HRMS

O Dia D de Cadastro de Doadores de Medula Óssea será realizado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul em parceria com o Hemosul na próxima quarta-feira (31), das 7h às 18h.

Servidores, acadêmicos, estagiários, residentes, funcionários terceirizados e instituições parceiras podem participar da iniciativa para se cadastrar como doador de medula. Os voluntários que participarem do evento também poderão realizar a doação de sangue, contribuindo para os estoques do Hemosul.

A diretora técnica assistencial do HRMS, Dra. Patrícia Rubini, destacou que o objetivo é aumentar o número de doadores cadastrados, "proporcionando esperança e uma chance de cura para muitas pessoas que necessitam de um transplante de medula.”

A Coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, reforçou a relevância do cadastramento voluntário: “O cadastramento voluntário de medula óssea é muito importante, é a única chance de vida de alguém que precisa de um transplante de medula e já tentou todas as outras opções. No Brasil, a chance de encontrar um doador não aparentado é de 1 para cada 100.000. Desta forma, quanto maior o número de indivíduos cadastrados no REDOME, maior a probabilidade de encontrar um doador compatível. Parcerias que possam mobilizar pessoas, como essa do Hospital Regional, são essenciais para a conscientização e o cadastro de doadores de medula.”

A diretora-presidente do HRMS, Dra. Marielle Alves Corrêa Esgalha, estende o convite à toda a sociedade. “Todos os que se encaixam nos critérios para a doação de medula óssea, bem como para a doação de sangue, convidamos para se juntarem a essa causa nobre e fazerem a diferença na vida de quem precisa. Sua participação é essencial para salvar vidas e proporcionar esperança a muitos pacientes que aguardam por um transplante de medula óssea”, concluiu.

O transplante de medula óssea é a única forma de salvar portadores de leucemia e algumas outras doenças do sangue.

Entre os critérios para ser doador de medula óssea é preciso ter entre 18 a 35 anos e 9 meses. Não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

 

Reportar Erro
Gov Festival de Bonito Ago25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Getty Images
Saúde
Projeto facilita redirecionamento de emendas na área de saúde no Orçamento de 2025
Casos seguem aumentando
Saúde
Casos de dengue ultrapassam os 7,7 mil em Mato Grosso do Sul neste ano
Enfermeira é agredida por paciente psiquiátrico em UPA do Leblon
Saúde
Enfermeira é agredida por paciente psiquiátrico em UPA do Leblon
Caio precisa passar por cirurgia
Saúde
JD1TV: Caio precisa de R$ 30 mil para cirurgia após diagnostico de aneurisma de aorta
Houve repúdio em relação as sanções
Saúde
Associação de médicos cubanos repudia ação dos EUA contra Mais Médicos
Sabe o que é botulismo? Neurologista da Capital explica como evitar doença
Saúde
Sabe o que é botulismo? Neurologista da Capital explica como evitar doença
Microrregiões assumem papel estratégico na 'Nova Arquitetura da Saúde' de MS
Saúde
Microrregiões assumem papel estratégico na 'Nova Arquitetura da Saúde' de MS
Saúde e bem-estar debate avanços da odontologia e uso de alinhadores ortodônticos
Saúde
Saúde e bem-estar debate avanços da odontologia e uso de alinhadores ortodônticos
Baixa umidade do ar no Estado exige atenção redobrada com hidratação, alerta médico
Saúde
Baixa umidade do ar no Estado exige atenção redobrada com hidratação, alerta médico
Programa Mais Médicos do Governo Federal
Saúde
Mais Médicos promoveu melhoria da saúde da população, diz secretário

Mais Lidas

Mulher sai andando nua na rua após matar o pai e confessa crime: 'Me prostituía'
Polícia
Mulher sai andando nua na rua após matar o pai e confessa crime: 'Me prostituía'
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Mulher morre na Santa Casa dias após apanhar do filho autista em Jardim
INMET emite alerta de tempestade e vendaval para Mato Grosso do Sul
Clima
INMET emite alerta de tempestade e vendaval para Mato Grosso do Sul
Será que vem aí? MS pode ter tempestade com ventos de 100km/h até amanhã
Clima
Será que vem aí? MS pode ter tempestade com ventos de 100km/h até amanhã