No mês de conscientização da população sobre o câncer colorretal, o gastroenterologista Dr. Justiniano Vavas, alertou durante o programa Saúde e Bem-Estar com Plácido Menezes, sobre a doença silenciosa e quais os indicativos para a realização de um exame de colonoscopia.
O câncer compromete especificamente o intestino grosso, um dos segmentos do aparelho digestivo. “Na grande maioria os pacientes são totalmente assintomáticos, então devem seguir um protocolo de indicação para a colonoscopia, igual exames como preventivo e mamografia, sem esperar sintomas para procurar tratamento diagnostico”.
Alguns dos sinais de alerta são de casos que estão ligados a histórico familiar. “Basta que na sua árvore genealógica tenha uma pessoa com câncer de intestino ou de reto e você automaticamente está convocado para fazer colonoscopia”, pontuou. Além disso, após os 45 anos, é recomendado uma colonoscopia obrigatória uma vez ao ano.
Sangramento proveniente do trato digestivo (fezes), mudança brusca no hábito intestinal e diarreia também podem ser sinais de alerta. Entre as causas multifatoriais, estão elencadas a obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, consumo de carnes e tabagismo. Entenda:
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS

SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets

Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares

Gestantes já podem se vacinar contra bronquiolite em sete postos da Capital

Vacina contra bronquiolite chega amanhã e ficará disponível para gestantes na Capital







