O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, expressou, nesta sexta-feira (1), sua apreensão á respeito dos prováveis números de casos de dengue no verão do próximo ano, 2020.
A preocupação do ministro vem da volta do sorotipo 2 no estado de São Paulo, Goiás e Tocantins. "Este ano vamos ter um aumento de caso principalmente no Nordeste do país, Bahia. Tivemos a reentrada do sorotipo 2, há dois anos, e no ano passado isso fez um estrago muito grande no estado de São Paulo, na região de Bauru. Depois ela [dengue] reentrou por Goiás, Tocantins – foi um número muito grande de casos, porque o sorotipo 2 há muitos anos não circulava no Brasil, então agora ele volta com força total", afirmou Mandetta.
Apesar do aumento dos números, o ministro deu destaque ao avanço de uma pesquisa contra a dengue. "Estamos na fase final. Quando termina a fase 3, apresentam-se os números, consolida-se e pede-se registro.”
Mandetta também salientou a eficácia evidenciada nos testes. "Na fase 3, ela [vacina] se revelou com mais de 89% de eficácia para qualquer faixa etária dos 2 aos 60 anos, em dose única. A grande alternativa que o Brasil vai dar para a humanidade é que a vacina possa sair em dose única"
Essa nova vacina, tem previsão de disponibilidade para 2020. “Acredito que é para um futuro muito próximo. No ano que vem, acho que vamos ter a vacina disponível, acreditando nos números, na ciência, sendo otimistas."
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Saúde e Bem-Estar: Cirurgião detalha tratamentos e indicações para transplante de fígado

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso

Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país

Com mais de 400 doses, SES inicia estratégia de imunização contra o VSR em fevereiro

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Tomógrafo de última geração reforça parque tecnológico do Hospital Regional

Juiz aponta 'desorganização' e manda sequestrar R$ 301 mil da prefeitura para cirurgia

Justiça manda prefeitura de Campo Grande nomear médica aprovada em concurso de 2019


Mosquito transmissor da doença (James Gathany)



