Menu
Menu
Busca terça, 12 de maio de 2026
Saúde

Ministério da Saúde libera versão digital da Caderneta da Gestante

Documento traz informações sobre plano de parto e violência obstétrica

12 maio 2026 - 17h27Da redação, Agência Brasil

 o objetivo de facilitar e ampliar a organização de exames de pré-natal e dos cuidados com mamães e bebês, o Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (12) a nova Caderneta Brasileira da Gestante, em versão digital, disponível em aplicativo.

A principal novidade é o cuidado integrado e a possibilidade de a gestante ter as informações disponíveis digitalmente, do pré-natal ao nascimento da criança. 

A confeiteira Jeniffer Antunes está na terceira gestação e conhece bem a importância da Caderneta Brasileira da Gestante.

"Que tem todas as nossas informações tanto da gestação atual quanto das gestações anteriores. Fala se você já teve aborto, se você tem filho vivo, se teve natimorto, fala do teu tipo sanguíneo, dos exames, fala de tudo. Então, assim, é muito importante. Onde a gente vai, a gente tem que andar com ela".

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que a atualização do conteúdo da caderneta inclui informações sobre o cuidado na maternidade e o puerpério, além do plano de parto.

"A gestante passa a ter esse instrumento para levar na maternidade, exigir que seja feito [o plano de parto], porque é uma orientação do Ministério da Saúde que o profissional oriente essa gestante, ouça a gestante daquilo que ela quer durante todo o parto. Tem orientações também sobre como perceber sinais de violência obstétrica, isso é muito importante para que essa gestante, junto com a acompanhante, possa denunciar uma situação como essa”, disse Padilha. 

No documento ainda é possível registrar quem será o acompanhante, métodos de alívio da dor, informação de doula, procedimentos e cuidados pós-parto, além de incluir as vacinas que a gestante deve tomar. Todo o conteúdo é integrado com o Meu SUS digital.

Ainda no evento de lançamento da caderneta, na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o ministro Alexandre Padilha assinou uma portaria que vai destinar R$ 37,8 milhões aos bancos de leite humano. 

Na segunda-feira (11) foi lançada a campanha de 2026, com o mote “Solidariedade que nutre, vida que cresce”. O Brasil tem hoje a maior rede pública de banco de leite humano do mundo.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS não registra casos confirmados de hantavirose desde 2019
Saúde
Campo Grande tem um caso de hantavírus em investigação
A vacina segue disponível em todas as unidades de saúde para crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades
Saúde
Baixa adesão à vacina preocupa após Campo Grande registrar 49 mortes por síndrome respiratória
MP e Coren-MS renovam cooperação para fiscalização dos serviços de saúde
Saúde
MP e Coren-MS renovam cooperação para fiscalização dos serviços de saúde
MPMS investiga falta de insumos médicos na rede pública de Campo Grande
Saúde
MPMS investiga falta de insumos médicos na rede pública de Campo Grande
Riedel durante evento nesta segunda-feira
Saúde
Governo de MS formaliza PPP do Hospital Regional com previsão de 577 leitos
MS é destaque nos transplantes
Saúde
Com expansão da rede, MS se destaca no ranking nacional de transplantes
Iniciativa faz parte do programa Adapta-SUS
Saúde
MS inicia plano para preparar SUS contra impactos das mudanças climáticas
Vacina da herpes-zóster
Saúde
Já se vacinou? Capital terá três pontos de imunização contra a influenza neste sábado
MS avança na telessaúde e entra em nova fase com foco em ampliação de atendimentos
Saúde
MS avança na telessaúde e entra em nova fase com foco em ampliação de atendimentos
Bactéria foi encontrada em vários produtos da marca Ypê
Saúde
Bactéria Pseudomonas causa danos graves em pessoas imunocomprometidas

Mais Lidas

Um dos carros foi parar nas margens da rodovia
Polícia
Colisão frontal deixa dois motoristas feridos na BR-163, em Rio Brilhante
Motocicleta bateu na traseira de uma caminhonete
Polícia
Motociclista morre e garupa fica em estado grave em acidente na Duque de Caxias
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros
Polícia
Bombeiros salvaram homem que tentou tirar a própria vida em córrego da Ernesto Geisel
Frio vem para derrubar as temperaturas mínimas em MS
Clima
Temperaturas podem ficar abaixo dos 4°C em Mato Grosso do Sul a partir deste domingo