A reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite realizada no auditório da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), na sexta-feira (21), contou com a participação de representante do Ministério da Saúde, que apresentou o Programa SUS, ferramenta informatizada para auxiliar na elaboração da programação assistencial. O objetivo é que os municípios e estado atualizem as ações e serviços de saúde.
A coordenadora geral de programação assistência do Ministério da Saúde, Neide Gloria Garrido, participou da reunião da CIB a pedido da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para apresentar o aplicativo chamado Programa SUS, onde os municípios podem atualizar as informações em relação aos serviços de Saúde. Os últimos dados da programação são de 2010.
A programação assistencial consiste na definição dos quantitativos físicos e financeiros das ações e serviços de saúde resultante de um processo de negociação e pactuação entre os gestores estaduais e municipais de saúde.
Busca a otimização dos recursos físicos e financeiros, por meio da pactuação de fluxos assistenciais, tendo por objetivo o acesso da população aos serviços de que necessita independentemente da disponibilidade no seu município de residência.
Os parâmetros são referenciais quantitativos utilizados para estimar as necessidades de ações e serviços do SUS, nos processos de programação, monitoramento, avaliação, controle e regulação das ações e serviços de saúde.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Saúde e Bem-Estar: Cirurgião detalha tratamentos e indicações para transplante de fígado

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso

Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país

Com mais de 400 doses, SES inicia estratégia de imunização contra o VSR em fevereiro

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Tomógrafo de última geração reforça parque tecnológico do Hospital Regional

Juiz aponta 'desorganização' e manda sequestrar R$ 301 mil da prefeitura para cirurgia

Justiça manda prefeitura de Campo Grande nomear médica aprovada em concurso de 2019


Programa SUS se trata de uma ferramenta informatizada para auxiliar na elaboração da programação assistencial (Reprodução/internet)


