O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) iniciou investigação para apurar a atuação do Município de Campo Grande e do Estado em relação às adequações necessárias no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), conforme as orientações do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) no Processo de Fiscalização nº 123/2023.
O MPMS identificou diversas irregularidades durante a fiscalização no SVO, incluindo a não adaptação dos sanitários para pessoas com necessidades especiais (PNE), falhas na operação das câmeras frias, itens não conformes na sala de necropsia e na sala de atendimento médico, e não conformidades relacionadas ao corpo clínico.
Como as irregularidades apontadas pelo CRM/MS não foram resolvidas pelo Poder Público durante o prazo da Notícia de Fato nº 01.2024.00003102-8, apesar da previsão de construção de uma nova sede para o SVO, o MPMS decidiu converter a Notícia de Fato em Inquérito Civil.
O promotor Marcos Roberto Dietz determinou que sejam oficiados o CRM/MS, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, e a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), com a solicitação de informações e esclarecimentos sobre os fatos em apuração.
O processo será suspenso por 60 dias devido à etapa final de construção da nova sede do SVO. Após esse período, a SES e a SESA devem fornecer, em até 20 dias, informações sobre as medidas adotadas para adequar o SVO às exigências do CRM/MS, considerando o tempo desde o início da construção da nova sede.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Superação: Farmacêutica conta como foi sair de profissional oncológica à paciente com câncer

Abril Verde: Campanha reforça cuidados com a saúde mental dos professores

Chikungunya avança em MS e SES emite alerta para que os cuidados continuem acontecendo

Prefeitura de Selvíria deve apresentar estudos sobre terceirização da saúde, diz MP

Sesau diz que suspeitas de extravio de prontuários podem passar por sindicância

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida

MS registra mais de 2 mil casos de dengue na última semana

Defensoria Pública terá mutirão de vacinação no sábado
