Menu
Busca sexta, 12 de agosto de 2022
(67) 99647-9098
TJMS Agosto 22
Saúde

Novo caso suspeito de varíola dos macacos é notificado no Estado

Paciente seria uma criança de dois anos que foi atendida em unidade de saúde da Capital

01 julho 2022 - 13h25Evelyn Thamaris

Um novo caso suspeito de varíola dos macacos está sob investigação em Mato Grosso do Sul. A notícia vem semanas após o descarte de um possível diagnóstico positivo da doença no Estado. As informações foram divulgadas através do boletim diário do Ministério da Saúde no último dia 29 de junho, quarta-feira.

No documento oficial publicado não constam detalhes sobre o paciente, como, quais as condições de saúde ou local onde ocorreu a possível detecção do vírus. No entanto, em contato com Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) foi informado que trata-se de uma criança, de 2 anos, residente em Londres, no Reino Unido.

Estando em Campo Grande com o filho, a mãe procurou por atendimento médico em uma unidade de saúde da Capital na última segunda-feira (27). A criança possuía erupções cutâneas múltiplas por todo o corpo, o que foi constatado pela equipe médica do local.

Ainda conforme informações da SES, foi seguido a definição de caso suspeito do Ministério da Saúde, sendo realizada a notificação, pois o paciente além de sintomas, possui histórico de viagem a país endêmico. A criança segue com boa evolução e em isolamento domiciliar.

É importante ressaltar que além do atendimento inicial na unidade de saúde, foram solicitados diversos exames para prosseguimento à investigação do caso. E destaca ainda que é fundamental a realização de investigação clínica e/ou laboratorial no intuito de descartar doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial, dentre elas, varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, Chikungunya, herpes simples entre outras.

Após a notificação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) MS e Gerência Técnica Estadual de Saúde Única, foi emitido um comunicado de risco a todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul para que fiquem em alerta quanto ao aparecimento de novos casos.

Com a mais recente suspeita no Estado, são 23 casos sob investigação em território nacional segundo o relatório do dia 28 de junho. O monitoramento dá doença passou a ser realizado a pouco mais de 30 dias, tendo sido confirmado um total de 21 diagnósticos positivos de Monkeypox no Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Mais de 70 unidades da Capital contam com doses da campanha de multivacinação
Saúde
Primeiro transplante de medula óssea do Estado é realizado na Cassems
Saúde
Na escala desta quinta-feira, 50 clínicos atendem pela manhã
Cidade
Campo Grande irá lançar estratégia inédita no combate ao Aedes aegypti
Saúde
Quarta-feira conta com escala médica completa em três unidades
Saúde
OMS estuda mudar nome da varíola dos macacos após ataques a animais
Saúde
China identifica novo vírus em humanos e emite alerta
Saúde
Governo determina nível máximo de alerta para varíola dos macacos
Saúde
Boletim Epidemiológico registra 3 mortes a cada 24 horas pela Covid no MS
Saúde
Acompanhe o crescimento de casos de varíola dos macacos no Brasil

Mais Lidas

Brasil
Jovem é morto com facada na cabeça em terreno baldio; assista
Geral
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
Geral
Com a filha de 12 anos intubada no HU, pai pede doações de sangue na internet
Polícia
Mãe procura por filha de 14 anos que desapareceu há três dias no Nova Lima