Menu
Menu
Busca domingo, 11 de janeiro de 2026
Financial Lançamento
Saúde

Prefeitura diz que fornece comida nas UPAs e promotora pede informações sobre licitação

Além do certame licitatório, a promotora Daniella Costa da Silva requisitou informações sobre possíveis interrupções, falhas ou redução na oferta de refeições

11 janeiro 2026 - 17h59Vinícius Santos

A promotora de Justiça Daniella Costa da Silva, do Ministério Público (MPMS), determinou que a prefeitura de Campo Grande preste informações, no prazo de 10 dias, sobre a contratação de empresa para fornecimento de alimentação a pacientes e acompanhantes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) da Capital.

O pedido ocorre no âmbito de um procedimento investigativo instaurado em setembro de 2024, motivado por denúncias e constatações de que pacientes estariam permanecendo por vários dias nas unidades de saúde sem acesso à alimentação.

De acordo com a promotora, dados da própria prefeitura indicam que, de forma reiterada e por meses consecutivos, há um expressivo número de pacientes permanecendo nas UPAs e CRSs por tempo superior ao recomendado. 

Diante desse cenário, a representante do MPMS destaca que subsiste o dever do município de assegurar, ao menos, o mínimo assistencial, incluindo o fornecimento regular de alimentação adequada a pacientes e seus acompanhantes, como medida básica de dignidade e cuidado em saúde.

Posicionamento da Prefeitura

No decorrer da investigação, a prefeitura de Campo Grande informou ao Ministério Público que fornece alimentação e que vem cumprindo integralmente o compromisso assumido quanto ao atendimento de pacientes e acompanhantes que aguardam transferência hospitalar nas unidades de urgência e emergência da Capital.

Segundo o Executivo municipal, o fornecimento das refeições ocorre de forma organizada e contínua, com acompanhamento das equipes multiprofissionais das unidades, que seriam responsáveis por informar diretamente pacientes e acompanhantes sobre o serviço, conforme fluxo previamente estabelecido pela Coordenadoria responsável.

Licitação sem avanço

Apesar da manifestação da prefeitura, a promotora ressaltou que estava prevista a realização de uma licitação específica para a contratação de empresa responsável pelo fornecimento das refeições, porém não houve demonstração concreta de avanço na conclusão do processo licitatório.

Diante disso, a promotora determinou a expedição de ofício à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para que, no prazo de 10 dias, informe:

  • - Se houve, nos últimos meses, interrupções, falhas ou redução no fornecimento de refeições destinadas a pacientes e acompanhantes nas UPAs e CRSs, com a indicação dos períodos, unidades afetadas e providências adotadas;

  • - Se há previsão concreta de conclusão do processo licitatório específico para o fornecimento regular de alimentação nas unidades de urgência e emergência, com prazo estimado para início da execução contratual que atenda plenamente pacientes e acompanhantes.

O pedido de informações já foi oficialmente encaminhado ao secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Marcelo Luiz Brandão Vilela, recém-empossado no comando da Sesau.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacina contra a dengue Qdenga, do laboratório Takeda
Saúde
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção da vacina Qdenga
Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários
Saúde
Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários
Campo Grande passa a ter regras específicas para farmácias de manipulação
Saúde
Campo Grande passa a ter regras específicas para farmácias de manipulação
Farmácia do SUS
Saúde
Justiça determina que SUS forneça remédio para tratar câncer raro
José Davi e a mãe Paula Patrícia.
Saúde
Com apenas 7 dias, recém-nascido passa por cirurgia cardíaca em Campo Grande
Foto: Cedidas
Saúde
UPA do Coronel Antonino opera em condições 'precárias', aponta Conselho de Saúde
Vacina será aplicada contra a dengue
Saúde
Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17
Hospital será criado em São Paulo
Saúde
Governo federal vai construir primeiro hospital inteligente do SUS
O intensivão integrou a estratégia da Secretaria de Estado de Saúde (SES)
Saúde
Governo prorroga Programa MS Saúde até março após avanço em cirurgias no interior de MS
Anvisa manda recolher lote de chá de camomila Água da Serra
Saúde
Anvisa manda recolher lote de chá de camomila Água da Serra

Mais Lidas

Motociclista foi flagrado pelas câmeras de segurança
Polícia
AGORA: Motociclista que abusou de criança no Coronel Antonino é preso pelo Choque
Caso aconteceu em dezembro.
Geral
Episódio com ambulante leva à formalização de TCO envolvendo o vereador Élio
Rede de fast food abre nova unidade neste sábado na Avenida Gunter Hans
Geral
Rede de fast food abre nova unidade neste sábado na Avenida Gunter Hans
Motociclista foi flagrado pelas câmeras de segurança
Polícia
VÍDEO: Motociclista causa temor ao abusar de criança no Coronel Antonino