O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (29) a conclusão da formação de 109 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) vinculados à 2ª turma do programa Mais Saúde com Agente. Os profissionais já atuam em 5,2 mil municípios em todas as 27 unidades federativas do país.
"A iniciativa promove o fortalecimento da atuação dos profissionais na Atenção Primária e na Vigilância em Saúde, além de oferecer cuidado mais humanizado e próximo às comunidades. O Mais Saúde com Agente é o maior programa de formação técnica na área de saúde do país", destacou a pasta, em nota.
Ao todo, a qualificação abrangeu 81 mil Agentes Comunitários de Saúde, que são aqueles responsáveis pela atenção primária das famílias em suas comunidades, e outros 28 mil Agentes de Combate às Endemias, que atuam na prevenção e controle de doenças como dengue, zika e chikungunya, visitando casas e terrenos para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
O Ministério da Saúde detalhou que mais de 12 mil profissionais participaram do processo, como tutores, preceptores e assistentes locais e regionais. O Mais Saúde com Agente teve formato semipresencial e carga horária de mais de 1,2 mil horas com duração de dez meses, segundo a pasta. Nesta segunda turma do programa, os cursos incluíram novas disciplinas relacionadas à equidade e ao combate às desigualdades, focando em aperfeiçoar o acolhimento à população.
O Mais Saúde com Agente é uma ação do Ministério da Saúde, realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da pasta, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e as Escolas de Saúde do SUS.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Santa Casa vai receber R$ 54 milhões para retomar atendimentos em Campo Grande

Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo

Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos

Rede estadual garante quase toda a assistência oncológica em MS

Aumento do turismo acende alerta para cuidados contra a reintrodução do sarampo no país

Estado expande terapia renal e descentraliza atendimento no SUS

Com doses estocadas, Ministério prepara vacinação contra a dengue e estudos com idosos

Nelsinho recorre ao Ministério da Saúde em busca de solução emergencial para a Santa Casa

Fim das manifestações! Servidores da Santa Casa irão receber parte do 13° amanhã


Foto: Ilustrativa - (SMS/Rio de Janeiro )



