Menu
Menu
Busca quinta, 03 de julho de 2025
Saúde

Resolução da Anvisa autoriza vacinação em farmácias

É obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas

23 outubro 2018 - 10h40Da Redação com Agência Brasil    atualizado em 23/10/2018 às 11h55

O serviço de vacinação passou a ser oferecido pela primeira vez em farmácias de Mato Grosso do Sul. Por enquanto, segundo o Conselho Regional de Farmácia (CRF), apenas uma unidade, que foi a primeira a aderir, inaugurou sala apropriada para o serviço. Antes restrita a clínicas e hospitais, a vacinação para várias doenças ganhou aval para ser feita em drogarias do país inteiro, em dezembro do ano passado.

A possibilidade foi garantida em resolução aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O profissional farmacêutico ganha mais um campo de atuação e a população é beneficiada com isso, facilitando o acesso à imunização. Esperamos que mais farmácias possam se adequar, para também oferecer o serviço”, disse a presidente do CRF, Kelle Slavec.

O serviço já era regulamentado em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal, mas, com a decisão, foi estendido a todo o Brasil. A medida também faz exigências para esses estabelecimentos, que devem estar inscritos no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde e disponibilizar o calendário nacional de vacinação.

Em cada local, é obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas. As instalações precisam ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenar as vacinas e cuidados no transporte dos materiais, para não prejudicar a qualidade.

A medida gerou polêmica, pois muitos médicos têm se posicionado de maneira contrária à determinação, alegando principalmente que as farmácias não possuem infraestrutura nem profissionais capacitados para lidar com certos efeitos adversos.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Casos de Dengue aumentam no Brasil
Saúde
MS tem 6.796 casos de Dengue confirmados em 2025
Bandeira do Suriname
Saúde
Suriname se torna primeiro país amazônico livre da malária, diz OMS
Fachada do hospital
Cidade
Hospital El Kadri pagará R$ 147 mil em multa e deverá corrigir falhas estruturais
Vacina contra meningite
Saúde
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje
Fachada da prefeitura de Campo Grande
Justiça
TJ decide manter lei que promove reenquadramento de servidores da saúde
Os interessados devem comparecer à sede da ABO-MS
Saúde
Associação de Odontologia seleciona pacientes para tratamentos odontológicos em agosto
Imagem de agentes da Polícia Federal -
Interior
Inquérito do MPF investiga uso de recursos do SUS no Hospital Santa Casa de Cassilândia
Ministério Público Federal (MPF) -
Interior
MPF apura possíveis irregularidades em licitação para compra de ambulância em Selvíria
UPAs atendem com 21 pediatras durante o dia em quatro unidades na Capital; veja os locais
Saúde
UPAs atendem com 21 pediatras durante o dia em quatro unidades na Capital; veja os locais
Foto: Rafael Nascimento/MS
Saúde
Ministério da Saúde injeta R$ 30 milhões no programa do "teste do pezinho" no país

Mais Lidas

Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Geral
Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Imagem Ilustrativa
Polícia
Matador ruim de mira? Jovem escapa de ser morto a tiros no Jardim das Hortências
Caso viralizou em março deste ano
Interior
Empresários são indiciados por estupro ao coagir adolescente a molestar cavalo em MS
O autor do crime foi preso instantes depois
Justiça
Acusado de matar "Opalão do PCC" segue detido; Justiça aponta risco à ordem pública